CAPA

Araguaína confirma o 1º caso do novo coronavírus; trata-se de uma mulher de 26 anos

Publicado

on

Araguaína confirmou nesta sexta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus na cidade, de acordo com o boletim informativo sobre o Covid-19. Dos 32 registrados no município, 29 foram descartados.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), trata-se de uma mulher de 26 anos que apresentava os sintomas da doença desde sábado, 21, e que teria viajado para Natal (RN) e Brasília (DF).

Ainda conforme a SES, a paciente está bem clinicamente e em isolamento domiciliar e monitorada pela vigilância em Saúde municipal.

Testes rápidos
Os 1.000 testes rápidos para detectar a doença Covid-19 chegaram em Araguaína na tarde de terça-feira, 24. De acordo o mestre em ciências da saúde e assessor da Secretaria da Saúde, Lucas Moreira, os testes serão feitos de acordo com a classificação de risco.

O teste rápido detecta o anticorpo Imunoglobulina M (IgM), que é produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. A reação do corpo ao vírus Sars-Cov-2, causador da doença Covid -19, será conhecido em 20 minutos após a coleta de uma amostra de sangue.

Para ter certeza do contágio, o Município irá confrontar o teste rápido com a contraprova através da coleta de amostras de secreção respiratórias e encaminhar a amostra para o Laboratório Central em Palmas.

Pontos de apoio
Esses testes serão realizados após classificação do atendimento nas duas unidades básicas de saúde (UBS) que passaram a ser porta de entrada para atendimento de qualquer grau de sintomas: UBS JK, localizada na rua Araguaci, quadra 14, bairro JK; e UBS Albeny Soares, que fica na Avenida C, nº 1035, no Setor Couto Magalhães, próxima à Escola Estadual Benedito Canuto Braga.

O atendimento médico nos locais indicados determinará qual medida será tomada para tratamento do paciente, que pode ser apenas isolamento domiciliar ou encaminhamento para o hospital de referência.
(Da Redação)

Trending

Sair da versão mobile