CAPA
Detran afronta paciência da população
O Detran é um dos principais órgãos arrecadadores do Estado. A instituição tem a responsabilidade de planejar, coordenar, executar e controlar tudo o que estiver relacionado à habilitação de motoristas, como documentação e serviços referentes a veículos.
É o DETRAN que recolhe taxas dos motoristas que são o IPVA, (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que é um imposto estadual e o seguro DPVAT, que têm como objetivo arrecadar verbas ao Governo
Quando este órgão funciona, funciona; mas quando não funciona, não funciona, além de sugar a paciência e afrontar a inteligência dos usuários.
No Tocantins, o Detran é alvo constante de críticas e reclamações por parte dos usuários. Isso não vem de agora, é caso antigo. E pelo jeito, a instituição não aprende com os erros que acontecem constantemente dentro do órgão.
Só este ano, nas principais cidades do Estado, especialmente na capital, o Detran Tocantins paralisou algumas das atividades por várias vezes, irritando e atrasando a vida dos usuários. Mas as reclamações são amplas, vai desde a paralisação de serviços urgentes a à falta de pessoal nos atendimentos. O Detran, como sempre, tenta se justificar, colocando a culpa na empresa terceirizada, que presta serviços nos setores informatizados.