Connect with us

ENTRETENIMENTO

Postinho que aplicou dose de adulto em criança tem vacinação suspensa; menina segue em observação

Publicado

on

A Prefeitura de Palmas suspendeu a vacinação contra a Covid-19 no postinho de saúde onde uma criança de 10 anos foi vacinada com uma dose errada. Nesta terça-feira, 8, a menina recebeu o imunizante da Pfizer para adultos, e não a vacina pediátrica – que é usada para imunizar crianças de 5 a 11 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disse que garota continua sendo monitorada nesta quarta (9).

Conforme a prefeitura, a criança é observada por uma equipe da vigilância em saúde e uma médica especialista da rede. “A equipe de saúde está em contato direto com a mãe da criança para acompanhamento”, afirmou o município.

Nesta quarta-feira, 9, a mãe da criança, a empresária Leidiane Paes Kliemann, disse que a filha teve febre durante a madrugada, mas já passa bem.

Após orientação do governo do Tocantins, o caso foi notificado ao Ministério da Saúde. Conforme a prefeitura de Palmas, “todas as providências em relação aos profissionais envolvidos estão sendo tomadas”.

A vacinação errada foi administrada na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arne 53, antiga quadra 406 Norte, após a mãe da criança ser direcionada para o postinho durante o agendamento realizado no site da prefeitura de Palmas.

Por causa do erro, o município disse que pelos próximos dias doses contra a Covid-19 não serão aplicadas nesta unidade. A secretaria de saúde informou ainda que “o sistema de agendamento de vacinas está passando por nova configuração para evitar este tipo de ocorrência em relação ao imunizante da Pfizer”.

Além disso, outras mudanças de logística passaram a valer e os responsáveis por crianças e adolescentes devem ficar atentos às alterações. “Durante este período duas unidades que vacinavam adultos e adolescentes, como as USFs da 1206 Sul e a Laurides Milhomem, atenderão o público por demanda espontânea e seguirão com verificação rigorosa quanto ao público recebido”, disse a secretaria de saúde.

“Ressaltamos que outras medidas também estão sendo providenciadas para que não ocorra nenhum outro erro relacionado a imunização infantil na capital”, comunicou a prefeitura.

(Com informações do G1 Tocantins)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente