ENTRETENIMENTO
Aleto realiza sessão solene ao bicentenário do Grande Oriente do Brasil e aos 33 anos do GOB/TO

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realiza nesta quinta-feira, 7, uma sessão solene alusiva aos 200 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB). Na ocasião a unidade federativa do GOB no Estado completará 33 anos de fundação.
Estarão presente na solenidade o grão-mestre geral da Maçonaria do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães, eminente grão-mestre estadual Paulo Eduardo Tavares Vieira, grão-mestre estadual adjunto Goiamar Regino Magalhães Junior.
O Grande Oriente do Brasil – Tocantins surge no Estado motivado pela emancipação do Estado do Tocantins por imposição da Constituição de 1988, necessitando os maçons a se organizarem em sua nova unidade federativa do Brasil.

Grande Oriente do Brasil
O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga potência maçônica brasileira (associação de lojas maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB teve participação ativa em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, a Proclamação da República e a Independência do Brasil.
Fundado em 17 de junho de 1822, o Grande Oriente do Brasil surge na Cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, por iniciativa de três Lojas Maçônicas, Loja Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.

Em 1960, sua sede administrativa mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro, uma homenagem ao importante vulto da maçonaria e grão-mestre de honra do grande oriente do Brasil.
(Da Redação)