Connect with us

POLÍTICA

Prefeito do Tocantins dá exemplo ao doar todo seu salário para construção de casas para pessoas carentes

Publicado

on

Um prefeito é responsável por arrecadar e administrar impostos, elaborar políticas públicas voltadas para saúde, educação e infraestrutura, garantir transporte público e buscar melhorias em prol daqueles que foram às urnas e o elegeram. Entre outras responsabilidades.

Contudo, há líder do executivo municipal que traz consigo algo que ultrapassa o cargo para o qual foi escolhido, a solidariedade, o maior ato de bondade com o próximo. A exemplo, o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Martins Pinheiro Filho (Progressistas), 51 anos.

Embora seja a autoridade máxima no âmbito municipal, ele também é um servidor público e, como tal, recebe salário para cobrir suas despesas pessoais. Todavia, não é esse o destino da remuneração de Joaquinzinho, como é conhecido.

Desde 2021, quando assumiu a administração da cidade, o também advogado e agropecuarista, doa integralmente o que recebe para o Instituto Anjos do Bem, entidade filantrópica com a finalidade de investir em habitação para pessoas carentes da sua terra natal.

Desde esse período, três residências já foram entregues. As unidades, que possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, seguem o modelo do programa federal Casa Verde e Amarela.

Solidariedade

Extremamente solidário com a população da sua terra natal, Pinheiro contou que deixou Pedro Afonso aos 17 anos para estudar Direito em Belo Horizonte. “Já formado, retornei para minha terra natal e resolvi entrar na política por ver que a maioria dos políticos somente pensam em benefício próprio e não na coletividade, resolvi me candidatar a prefeito da cidade onde nasci no propósito de ajudar as pessoas carentes. Eu as ajudo há muito tempo. A política foi uma das formas mais tranquilas para alcançar um número maior de pessoas da comunidade, principalmente, da cidade onde nasci e que tanto gosto”, disse o também presidente do Consórcio Delta Tocantins, entidade que representa municípios do Estado.

Salário

Questionado quanto ao valor do salário que recebe, o prefeito disse apenas que, após os descontos, lhe restam cerca de R$ 12 mil. “Com esse salário, nós já fizemos três casinhas no valor em torno de R$ 76.500 cada uma. Também ajudamos as pessoas no dia-a-dia, como reformando quarto, ajudando na realização de exames, consultas médicas e passagens.  São demandas variadas que atendemos”, contou.

Ele acrescentou. “Na nossa comunidade têm ainda muitas pessoas que moram em condições sub-humanas e aí a gente está trabalhando no sentido de amenizar um pouco o sofrimento dessas pessoas, dando uma qualidade de vida melhor para elas”, disse.

Votação

Pinheiro foi eleito prefeito de Pedro Afonso com 48,39% dos votos válidos, um total de 3.628 votos, nas eleições de 2020. Quando eleito, Pedro Joaquim estava no PDT, atualmente está no Progressistas.

Assista um vídeo com o prefeito

(Da Redação)

(Foto: Divulgação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente