EDUCAÇÃO
Lei de Jorge Frederico dá nome do pioneiro Domingos Machado à Escola de Tempo Integral no setor Nova Araguaína
Após vários anos paralisadas, as obras da ETI do Setor Nova Araguaína serão concluídas e entregues em fevereiro. E a nova unidade receberá o nome do pioneiro, Domingos da Cruz Machado. A Lei que dá nome à Escola é do Deputado Jorge Frederico (Republicanos), que é grande incentivador do ensino em tempo integral.
“Após muita luta, cobrança e trabalho é gratificante ver esta obra gigantesca prestes a ser entregue à população, garantindo educação de qualidade em tempo integral, tirando a criançada da rua e colocando na sala de aula”, afirmou Frederico.
O deputado destacou ainda a felicidade em poder homenagear um pioneiro de Araguaína, dando seu nome à Escola.
“Esta é uma justa homenagem a um dos grandes pioneiros de Araguaína, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade, e que aqui deixou seu ensinamento e raizes, através de sua família, que honra o seu legado”, finalizou.
A Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, possui área aproximada de 7.500 m² e capacidade para atender 1.500 estudantes. Seguirá o modelo padrão que, além das salas de aula, contará com bloco administrativo, refeitório, laboratório e bloco esportivo. O investimento total da obra é de mais de R$ 16,1 milhões.
O homenageado
Domingos da Cruz Machado, mais conhecido como Dominguinhos, nasceu no dia 22 de julho de 1935, quando Araguaína ainda era conhecida como povoado Lontra. Viveu sempre na mesma casa, na Rua Souza Porto. Dominguinhos começou a trabalhar ainda criança. Foi locutor esportivo, taxistas, empresário, pecuarista, motorista e operador de máquinas, tendo trabalhado na construção da Belém Brasília e da Ponte de Estreito.
Dominguinhos faleceu em 2018, deixando viúva a dona Diana Lima Machado, com quem foi casado por 50 anos, e os filhos, Walber, Rafael, Marilda, Lucy e Luciana, além de netos e bisnetos.
(Da ascom do parlamentar)
(Foto: Divulgação)