EM PALMAS
Criança de 10 anos baleada pelo amigo pode ter sofrido abuso sexual, diz polícia
A Polícia Civil está investigando a suspeita de abuso sexual contra o menino de 10 anos baleado por um adolescente de 14 anos em Palmas. A criança foi encontrada sem roupas dentro do um banheiro de uma casa pelos bombeiros e exames para investigar possível abuso estão em andamento.
O caso foi na noite desta segunda-feira, 11, e eles estavam sozinhos no imóvel na Arno 42 (antiga 405 Norte) quando aconteceu o disparo. Um adolescente foi apreendido pela polícia e o pai dele também está preso.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), há a suspeita de que a criança teria sido abusada antes do disparo. A Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA – Palmas) está investigando as circunstâncias do crime e solicitou os exames ao Instituto Médico Legal (IML).
Apesar da suspeita, os resultados ainda não estão prontos e conforme a pasta, somente após a conclusão dos laudos será possível afirmar se houve abuso sexual contra o menino.
Até a noite desta terça-feira, 12, o adolescente foi transferido para o Centro de Internação Provisória de Palmas (CEIP). O pai dele, autuado e preso por posse irregular de arma de fogo em casa e omissão na cautela da arma, permitindo acesso à menor de 18 anos, segue na Unidade Penal de Palmas.
O caso
Uma criança de 10 anos foi atingida na cabeça por um disparo de arma de fogo e segundo a Polícia Civil a vítima tinha ido para a casa do amigo, o adolescente, para irem juntos à igreja.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e informou que a vítima foi encontrada desacordada e sem roupas no chão de um banheiro. Desde então o menino está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) em estado grave. A Secretaria de Estado da Saúde não deu mais detalhes sobre o estado de saúde do menino.
A Polícia Militar também foi chamada para ocorrência e informou que após ter efetuado o disparo o suspeito fugiu com a arma de fogo. A arma não foi localizada até o fechamento da ocorrência.
A Polícia Civil informou que a mãe e o advogado da família levaram os policiais militares até a casa de uma tia do adolescente e o apresentaram às autoridades policiais.
O adolescente foi encontrado junto com o responsável e, em seguida, os dois seguiram para a delegacia da Polícia Civil, acompanhados por militares.
Veja nota da SSP na íntegra
“A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins reitera que o caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA – Palmas), que ao longo do dia realizou várias diligências pertinentes. Até o momento foi apurado que a criança de 10 anos possivelmente sofreu abuso sexual antes de ser baleada. Exames comprobatórios foram solicitados ao Instituto Médico Legal e já realizados, porém os resultados ainda não estão prontos. Somente após a conclusão dos laudos será possível afirmar se houve abuso sexual.
O adolescente de 14 anos segue apreendido, tendo sido transferido para o Centro de Internação Provisória de Palmas (CEIP), bem como o pai segue preso na Unidade Penal de Palmas.”
(Com informações do G1 Tocantins)
(Foto: Reprodução/Kaliton Mota/TV Anhanguera)