Connect with us

Seguem até 7 de junho

Educação alerta estudantes para inscrições do Enem 2024 que têm início na próxima 2ª

Inscrições podem ser realizadas até 7 de junho e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

Publicado

on

Começa nesta segunda-feira, 27, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição 2024. As inscrições podem ser realizadas no portal; até o dia 7 de junho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85, que deverá ser paga até o dia 12 de junho e as provas estão previstas para serem realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O Enem representa, atualmente, uma porta de oportunidades para o ingresso nas universidades públicas e privadas.

Para realizar a inscrição, o estudante deverá criar um cadastro e senha de acesso a Página do Participante. No ato de inscrição é necessário selecionar a língua que o candidato prefere realizar a prova, se é o espanhol ou o inglês. E quem teve a isenção da taxa de inscrição aprovada, deve efetuar o seu cadastro e ter a sua participação confirmada.

No ano passado, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responsável pela aplicação das provas, registrou quase quatro milhões de inscritos no Enem.

O exame é um processo de avaliação de desempenho do estudante que concluiu o ensino médio, e constitui uma porta para o acesso à educação superior, especialmente, o ensino ofertado pelas instituições federais de educação superior. E também, o Enem promove o acesso a programas governamentais de financiamentos ou apoio ao estudante da educação superior.  E também corresponde um processo de indicadores para a educação brasileira.

O Enem é uma avaliação realizada em todo território brasileiro, uma vez ao ano, pelo Inep.

Prova

O exame constará de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa, sendo as áreas de conhecimento, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

(Da secom Tocantins)

(Foto: Divulgação)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente