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FILHA COM TDAH

Após mãe denunciar a falta de professores auxiliares na rede estadual em Araguaína, Seduc afirma: “nenhum estudante ficará sem o devido suporte”

A denúncia foi feita ao quadro Alô Araguaína exibido no Programa Araguaína Urgente exibido no canal 10.1 pela TV Amazônia HD, afiliada Band em Araguaína e apresentado por Rodrigo Magalhães

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Após mãe afirmar ao Programa Araguaína Urgente que sua filha é portadora do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e que as escolas da rede estadual de ensino em Araguaína não contam com professores auxiliares no quadro, a Secretaria de Estado da Educação
(Seduc), por meio de nota, “assegura que nenhum estudante que tenha a necessidade de um profissional de apoio escolar ficará sem o devido suporte”

Em outro trecho da nota, a Seduc “reitera o compromisso com a educação inclusiva, ampliando o atendimento educacional especializado e promovendo a formação continuada dos profissionais envolvidos no processo de ensino e inclusão.”

Por fim, a nota enfatizou que “o acompanhamento especializado para estudantes com deficiência segue as diretrizes do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e do Parecer nº 50/2024 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado em 13 de novembro de 2024”

Denúncia

A denúncia foi feita ao quadro Alô Araguaína exibido no Programa Araguaína Urgente exibido no canal 10.1 pela TV Amazônia HD, afiliada Band em Araguaína e apresentado por Rodrigo Magalhães.

Leia a íntegra da nota da Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) assegura que nenhum estudante que tenha a necessidade de um profissional de apoio escolar ficará sem o devido suporte.

O acompanhamento especializado para estudantes com deficiência segue as diretrizes do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e do Parecer nº 50/2024 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado em 13 de novembro de 2024. Esse parecer estabelece
que o profissional de apoio auxilia em atividades de  alimentação, locomoção e higiene, enquanto a função pedagógica cabe exclusivamente ao professor regente da turma.

A designação desses profissionais é feita com base no Plano de Atendimento Educacional Especializado (Plano de AEE), elaborado a partir de um estudo de caso da equipe pedagógica da escola, sempre considerando a solicitação da família e as necessidades do estudante.

Dessa forma, todos os casos enviados pelas Superintendências Regionais Educação (SREs) estão sendo avaliados para garantir o atendimento adequado aos estudantes.

Por meio do Programa de Fortalecimento da Educação Inclusiva (PROFE Inclusão), a Seduc reitera o compromisso com a educação inclusiva, ampliando o atendimento educacional especializado e promovendo a formação continuada dos profissionais envolvidos no processo de ensino e inclusão.

Secretaria de Estado da Educação do Tocantins”

(Da Redação)

(Foto: Ilustrativa)

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