Em ação heroica
PMs quebram vidro de carro e resgatam homem desacordado sob calor intenso na região norte de Palmas
Atuação rápida da equipe do 1º BPM foi fundamental para preservar a vida da vítima, que estava trancada em um veículo sob sol intenso

Uma ação rápida e decisiva de policiais militares do 1º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins salvou a vida de um homem que estava inconsciente dentro de um carro trancado sob o calor escaldante, na tarde do último sábado, 29, na quadra 307 Norte, em Palmas.
De acordo com informações apuradas com exclusividade pela Agência Tocantins, os militares foram acionados por volta das 14h30 pelo Comandante do Policiamento Urbano (CPU) para dar apoio ao soldado Roberth de França, que, mesmo de folga, pediu ajuda ao perceber que um homem, identificado como José Garcia Pereira, estava desacordado no interior de um Renault Logan fechado e sem ventilação. O veículo estava estacionado em frente a uma drogaria, com as portas trancadas, após o proprietário ter perdido as chaves.
A equipe policial da viatura de área, composta pelo 3º Sargento Rocha e pelo Soldado Queiroz, chegou ao local e constatou que a vítima apresentava sinais preocupantes: estava com o pescoço caído, suando intensamente, com excesso de salivação e presa pelo cinto de segurança, sem reagir. Um chaveiro já havia tentado abrir o carro, porém, sem sucesso.
Diante da gravidade da situação e com a autorização do dono do veículo, os policiais quebraram o vidro dianteiro utilizando uma faca tipo pescador, com ponta própria para quebra de vidros. Durante a ação, o soldado Queiroz sofreu um corte no braço esquerdo, causado por estilhaços.
Após acessar o interior do veículo, os policiais cortaram o cinto de segurança e retiraram a vítima, colocando-a na sombra, em posição lateral de segurança. Os militares cuidaram para manter as vias aéreas da vítima desobstruídas e evitar que ela se afogasse com a saliva, além de resfriar seu corpo com água enquanto aguardavam o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), acionado por uma testemunha que gravou, com seu aparelho celular, as imagens da ação heroica dos militares do 1º BPM.
Após os primeiros atendimentos ainda no local, José Garcia foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte, onde a equipe médica confirmou que os procedimentos de primeiros socorros prestados pelos policiais foram essenciais para salvar sua vida. Já o soldado Queiroz foi levado para atendimento médico em razão do ferimento no braço.
Em entrevista à Agência Tocantins, uma das testemunhas destacou a importância da ação realizada pelos militares. A ocorrência evidencia o preparo, o comprometimento e a dedicação da Polícia Militar do Tocantins no cumprimento do dever de proteger e servir a população, mesmo diante de situações de alto risco e urgência.
(Da Agência Tocantins)
(Foto: Reprodução – Agência Tocantins)
