Educadores do Tocantins
Em caráter de urgência, Marcus Marcelo requer que governo envie PCCR da Educação à Aleto ainda em setembro
Professor e deputado reforçou a importância de que o governo do Estado em exercício mantenha o compromisso feito aos professores

Com o intuito de continuar defendendo a valorização dos educadores do Tocantins, o professor e deputado estadual Marcus Marcelo (PL) protocolou nesta terça-feira, 9, um requerimento solicitando urgência na votação do Projeto de Lei que atualiza o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) dos servidores da educação básica.
Durante a sessão, o parlamentar pediu ao governador em exercício, Laurez Moreira, o envio da proposta finalizada em abril para apreciação da Assembleia.
“O PCCR cumpriu várias etapas. Participei de todo esse processo até chegar ao compromisso do governo de encaminhar a matéria a esta Casa ainda em setembro. É uma política de Estado, uma revisão merecida e tão esperada desde 2014 pela categoria”, afirmou Marcus Marcelo.
O deputado também lembrou da reunião realizada em agosto com o então secretário da Casa Civil, Deocleciano Gomes, quando foi informado de que o PCCR já estava concluído, restando apenas a análise, discussão e aprovação legislativa.
“Nessa reunião, ficou definido que, na semana do dia 17, o PCCR seria encaminhado à Assembleia. Tenho recebido muitas ligações de colegas e professores da rede estadual, e por isso protocolei este requerimento em caráter de urgência, para que o planejamento seja cumprido e possamos apreciar o projeto”, destacou Marcus Marcelo.
Compromisso que transforma vidas
Desde março de 2023, o deputado Marcus Marcelo tem atuado de forma decisiva na construção do novo PCCR da Educação no Tocantins. Nesse período, apresentou requerimentos urgentes solicitando a atualização do plano, cobrou respostas do Governo, defendeu os servidores durante as discussões da Reforma da Previdência e, em 2024, foi nomeado membro da comissão responsável pelo novo PCCR.
Em 2025, participou de eventos de escuta com a categoria, acompanhou a finalização da proposta que ampliou a diferença salarial e comemorou o anúncio de que o plano já iria para votação, o que deve beneficiar mais de 14 mil profissionais da educação em todo o estado.
(Da assessoria do parlamentar)
(Foto: Aleto)
