Política e Gestão Pública
Com ampla experiência no serviço público, Paulo Sidnei assume a presidência da Agência de Metrologia
Gestor reforça compromisso de garantir confiança da sociedade nas medições, na qualidade dos produtos e no fortalecimento do setor produtivo tocantinense

Tocantins – Com mais de 47 anos de trajetória no serviço público, passando pelo legislativo e executivo, Paulo Sidnei foi nomeado pelo governador Laurez Moreira como novo presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Inmetro no estado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins Nº 6907, de 26 de setembro de 2025.
Sidnei destacou que sua missão à frente da Agência é reforçar a confiança da sociedade tocantinense nos produtos da indústria e do comércio, além de fortalecer a credibilidade dos empresários quanto às medições e à qualidade das mercadorias. “É uma missão importante contribuir com o setor produtivo e colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado e me sinto honrado com essa tarefa”, afirmou.
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Goiás em 1978, Paulo Sidnei construiu uma carreira sólida: foi secretário municipal, superintendente de Desenvolvimento Urbano em Goiânia, prefeito interventor de Araguaína, deputado federal constituinte em 1988, vice-governador em 1990 e novamente em 2006, além de prefeito eleito de Araguaína em 1996 e deputado estadual em 2002. Atuou ainda como secretário de Estado de Articulação Política.
A AEM tem como missão fomentar a competitividade legal das empresas tocantinenses e ampliar a confiança da sociedade nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e avaliação de conformidade. O novo presidente projeta investimentos em tecnologia, laboratórios e infraestrutura adequada, garantindo maior qualidade aos processos de análise e assegurando concorrência justa entre os agentes econômicos.
(Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins)
