Bom Jesus do Tocantins
Corpo de Bombeiros e PM resgatam homem desaparecido durante ação conjunta com cães e drones
Militares do 3º Batalhão da PMTO e do Corpo de Bombeiros Militar (CIBS), com a cadela Dory, unem esforços e localizam homem debilitado na zona rural de Bom Jesus do Tocantins

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por meio da CIBS – Companhia Independente de Busca e Salvamento, unidade especializada do estado, que inclui a Seção de Busca com Cães, com auxílio da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) por meio do 3º Batalhão, realizou uma operação para localizar e resgatar um homem de 56 anos que estava desaparecido desde a manhã de sexta-feira, na zona rural de Bom Jesus do Tocantins. O resgate ocorreu com sucesso neste sábado, 27, por volta das 11h30.
A CIBS foi acionada após familiares informarem o desaparecimento do homem. As buscas começaram na noite de sexta-feira com varreduras em uma área de aproximadamente 32 mil m² utilizando drones, mas precisaram ser suspensas devido à ausência de indícios e à inviabilidade da operação durante a noite.
Na manhã seguinte, as equipes da CIBS retomaram as buscas, empregando novamente drones e a cadela de busca Dory, especializada em localização de pessoas em áreas de difícil acesso. Simultaneamente, a equipe de Rádio Patrulha da PMTO foi mobilizada para dar continuidade às buscas, atuando em coordenação com a CIBS.
Por volta das 11h30, com auxílio do faro da cadela Dory e da varredura intensiva das equipes da PMTO e da CIBS, o homem foi localizado. Ele estava consciente e orientado, mas bastante debilitado e desidratado, sem conseguir se locomover.
O resgate foi realizado manualmente, exigindo o esforço conjunto das guarnições. Os militares da PMTO e da CIBS carregaram o homem nos braços por cerca de 400 metros até uma área aberta e acessível. De lá, ele recebeu o apoio da viatura ABRESC 01, da CIBS, e foi transportado imediatamente para o Hospital Regional de Pedro Afonso para atendimento médico.
Durante a ocorrência, o sargento Gusmão, que atuou na operação, relatou as dificuldades e a emoção do resgate: “Nós encontramos a vítima a 400 metros da casa dele. Ele estava em uma área de mata e foi encontrado em decúbito ventral. A área lá era bem complicada, com desnível e bastante cipó, o que dificultava a nossa locomoção e também a remoção dele desse local. Ele estava bem debilitado, desidratado e não conseguia andar, então a gente teve que carregar ele nos braços até um local onde a viatura conseguiu chegar para poder fazer o transporte dele para o hospital. Sempre que atendemos uma ocorrência dessa, vamos com o coração aberto e ficamos muito felizes por ter entregado esse resultado para a família. Eles nos agradeceram bastante, ficaram muito gratos, e a gente também fica emocionado quando vê que conseguiu prestar um serviço de qualidade e que as pessoas ficaram felizes com o que fazemos.”
A operação demonstrou a força da integração e a eficiência das forças de segurança, sendo recebida com grande emoção e gratidão pelos familiares, que reconheceram a importância do serviço prestado pelas corporações.
O CBMTO e a PMTO reforçam que atuam de forma integrada, utilizando técnicas avançadas, equipamentos tecnológicos e o trabalho de cães de busca, garantindo respostas rápidas e eficientes em situações de desaparecimento e salvamento.
(Da ascom da Polícia Militar)
(Foto: SD Cardoso- PMTO)
