OBRAS
Duplicação da avenida que dá acesso ao Aeroporto de Araguaína será iniciada nesta segunda-feira
Parte da Avenida Dionísio Farias será temporariamente interditada para execução das obras, com trajeto alternativo pelo Bairro de Fátima
As obras de duplicação da Avenida Dionísio Farias, que dá acesso da BR-153 ao Aeroporto de Araguaína e a bairros vizinhos, como Lago Azul e Xixebal, serão iniciadas nesta segunda-feira, 27 de outubro.
Parte da avenida será temporariamente interditada para início das obras, desde o trecho de conexão com a BR-153, até a Rua União, no Bairro de Fátima, que servirá como rota alternativa por dentro do setor durante o período de interdição.
A avenida atualmente possui 7 metros de largura, com uma faixa de cada lado da pista. Com a obra de duplicação do trecho até o aeroporto, a pista passará a ter 13 metros de largura e separação central com barreiras de concreto em new jersey, melhorando o trânsito na região.
O restante da avenida também ganhará um novo traçado, desviando o fluxo de veículos da entrada principal do Aeroporto de Araguaína, para garantir um fluxo mais seguro de passageiros. A previsão é que toda a obra seja concluída ainda no início de 2026.
A Dionísio Farias é a principal via de acesso ao Aeroporto de Araguaína, que passou por uma série de obras de modernização e ampliação para garantir a retomada dos voos comerciais na cidade, iniciados na última quinta-feira, 23, pela Gol Linhas Aéreas.
“O resultado do planejamento realizado pela Prefeitura de Araguaína e os investimentos realizados, começam a aparecer. Araguaína investe de forma estratégica para que a população seja beneficiada. São novos voos que podem gerar mais negócios, fazer a cidade crescer e também proporcionar ao araguainense mais conforto para ir e vir. Os investimentos vão continuar e a cidade também continuará crescendo”, disse o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Investimentos
Desde o início das obras de modernização, o aeroporto de Araguaína recebeu ampliação e um novo sistema drenagem de pista, limpeza da área de segurança com a remoção e poda de árvores, nivelamentos das cabeceiras de pista e proteção vegetal lateral com o plantio de gramas, além da realocação das famílias que residiam dentro da área de impacto do aeroporto, garantindo a segurança dos moradores e ampliação da pista para receber aeronaves maiores.
O investimento contemplou também a instalação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e do EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), validados pelo CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo).
O Aeroporto de Araguaína também foi equipado com um Caminhão de Combate a Incêndio – CCI Ap2, recebido da Secretaria de Aviação Civil da Presidência por intermédio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e Agência Estadual de Trânsito (Agetrans), para compor a Seção de Serviço de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCI).
O treinamento para os profissionais que atuam no combate a incêndio em unidades aeroportuárias, incluindo bombeiros militares e de aeródromos, motoristas desses veículos e mecânicos da Secretaria da Infraestrutura foi organizado pela Prefeitura de Araguaína, possibilitando que o aeroporto da cidade elevasse a categoria da sessão contra incêndio, o que permite voos de aviões a jato, com capacidade para mais de 100 passageiros.
Os trabalhos ainda terão continuidade com a reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de dois mil metros quadrados, a criação de uma nova área de giro, um novo estacionamento, ampliação da seção contra incêndio e o reforço da pista.
(Da secom da Prefeitura de Araguaína)
(Fotos: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)
