Bolso da população
Deputado Marcus Marcelo solicita informações à ATR sobre revisão tarifária da BRK Ambiental
De acordo com o parlamentar, o pedido tem como objetivo garantir mais transparência e justiça, já que o Tocantins possui uma das tarifas mais altas da região Norte
Preocupado com o impacto das tarifas de água no orçamento das famílias tocantinenses, o deputado estadual Marcus Marcelo apresentou requerimento solicitando que a ATR (Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos) informe em que fase está o processo de revisão tarifária dos serviços prestados pela BRK Ambiental no Estado, devido ao ciclo realizado de quatro em quatro anos.
De acordo com o parlamentar, o pedido tem como objetivo garantir mais transparência e justiça tarifária, já que o Tocantins possui uma das taxas mais altas da região Norte.
“A conta de água tem pesado cada vez mais no bolso da população. Acredito ser nosso dever acompanhar de perto esse processo e cobrar que os reajustes sejam baseados em critérios técnicos e compatíveis com a realidade econômica da nossa gente”, destacou Marcus Marcelo.
O texto do requerimento solicita mais detalhes ao órgão regulador, com informações se há um processo de revisão tarifária em andamento, em que fase ele se encontra e qual o índice de reajuste previsto ou aplicado.
Cobrança justa
Marcus Marcelo também pede informações sobre os critérios técnicos utilizados para o cálculo dos valores e quais medidas estão sendo adotadas para garantir que o reajuste seja justo e proporcional à realidade econômica da população.
Desde 2023, Marcus Marcelo tem solicitado a revisão das tarifas cobradas pela BRK Ambiental no Tocantins, quando foi o autor do requerimento pedindo a audiência pública em defesa de uma cobrança mais justa e transparente aos consumidores, realizada no mesmo ano.
Na época, a tarifa não sofreu reajustes. “Nosso objetivo é assegurar equilíbrio entre a sustentabilidade da concessionária e o direito dos tocantinenses a tarifas acessíveis e justas”, reforçou o parlamentar.
(Da assessoria do deputado)
(Foto: Dicom)