Connect with us

Das 8h às 13h

Com atendimentos nas UBS e na Reciclarte, Dia D de vacinação contra a gripe em Araguaína será neste sábado

Comunidade também pode aproveitar o Dia D para atualizar o cartão de vacinação e o cadastro do programa Bolsa Família

Publicado

on

Neste sábado, 29 de novembro, seguindo o calendário do Ministério da Saúde (MS) para os Estados da Região Norte, a Prefeitura de Araguaína promove o Dia D de vacinação contra a gripe. O atendimento será das 8h às 13h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Escola de Artes de Araguaína – Reciclarte.

A imunização é trivalente e protege contra três subtipos do vírus Influenza, conhecida como gripe. Os postos de imunização estarão abertos das 8 às 13h para receber o público prioritário da vacina, formado por crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, idosos, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e transporte.

Para receber a dose, é preciso apresentar o cartão de vacinação, Cadastro de pessoa física (CPF) e/ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além de comprovante que ateste o pertencimento ao grupo prioritário.

Durante o Dia D também serão ofertadas outras vacinas para atualização do cartão de vacinação e do cadastro de beneficiários do programa federal Bolsa Família.

“Aqui em Araguaína, os grupos prioritários totalizam um público estimado em 61.649 pessoas. Nossa meta é imunizar 90% desse público. É importante lembrar que esses cidadãos e cidadãs são mais vulneráveis à doença, podem desenvolver formas graves que, dependendo do quadro, podem levar à morte”, reforça Samilla Braga, diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína.

Locais de vacinação

– UBS Setor Couto Magalhães (Albeny Soares)
– UBS Araguaína Sul
– UBS Bairro São João (Avany Galdino da Silva)
– UBS Bairro de Fátima
– UBS Vila Azul (Dra. Esmeralda Medrado)
– UBS Setor Tereza Hilário (Dr. César Delgado)
– UBS Setor Costa Esmeralda (Dr. Dantas)
– UBS Vila Aliança (Dr. Francisco)
– UBS Setor JK (Eurico Carneiro)
– UBS Setor Dom Orione (José Ronaldo)
– UBS Lago Azul
– UBS Novo Horizonte (Luciane Ponciano)
– UBS Povoado Pontes ( Manoel Alves)
– UBS Setor Jardim das Flores (Manoel dos Reis)
– UBS Setor Cimba (Manoel Maria)
– UBS Setor Barros (Maria dos Reis)
– UBS Setor São Miguel (Palmeiras do Norte)
– UBS Setor Nova Araguaína (Pedro Pacífico)
– UBS Setor José Ferreira (Senador Benedito)
– Escola de Artes de Araguaína – Reciclarte (Setor Maracanã)

Vacinação contra a gripe no Norte brasileiro

Iniciada no último dia 3, a campanha nos sete Estados da Região Norte segue até 28 de fevereiro de 2026, diferente das demais regiões do país, onde é realizada entre março e maio.

O objetivo, de acordo com o Ministério da Saúde, é antecipar a proteção dos grupos prioritários na região antes do período de maior circulação do vírus, que coincide com o chamado “inverno amazônico”, época mais chuvosa do ano e marcada pelo aumento das síndromes respiratórias.

Ainda de acordo com MS, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, que podem incluir pneumonia e o agravamento de doenças crônicas, levando a internações e mortes, especialmente entre crianças, idosos e gestantes. 

(Da secom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente