Escolher representantes
Eleições 2026: confira quais os cargos em disputa no Tocantins; veja a competência de cada um
No dia 4 de outubro, eleitoras e eleitores tocantinenses irão às urnas para escolher seus representantes
Eleitoras e eleitores tocantinenses irão às urnas este ano para escolherem seus representantes em seis cargos diferentes. A Justiça Eleitoral do Tocantins é responsável por organizar o pleito no Estado, com o 1º turno das Eleições Gerais de 2026 acontecendo no dia 4 de outubro, em que o eleitorado votará nesta ordem: deputado federal; deputado estadual; senador (primeira vaga); senador (segunda vaga); governador e vice-governador; presidente e vice-presidente.
Além do presidente e governador, este ano o Tocantins elege oito deputados federais e dois senadores para representar a população no Congresso Nacional em Brasília (DF). Já no parlamento estadual, serão 24 deputados que irão atuar na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Competências dos cargos
É fundamental que eleitoras e eleitores compreendam quais são as atribuições de cada função. Entender o papel de cada representante ajuda a fortalecer a participação cidadã e a tornar o voto mais consciente nas Eleições 2026.
- Presidente da República: é o símbolo maior da liderança nacional. Supervisiona todo o governo federal, define rumos de política econômica, relações exteriores, segurança, saúde e educação, entre outros.;
- Governadores: são chefes do Poder Executivo em cada estado e atuam com foco em políticas estaduais de saúde, segurança pública local, educação regionalizada e articulação federativa.
- Senadores: cada estado escolhe dois senadores em 2026 para compor o Senado Federal, que representa os estados e aprova leis de longo prazo. O Senado tem competências exclusivas, como processar e julgar o presidente da República e aprovar autoridades indicadas pelo Executivo, como ministros do Supremo Tribunal Federal e o presidente do Banco Central.
- Deputados federais: representam a população dos estados na Câmara dos Deputados. São responsáveis por legislar em âmbito nacional, propor, discutir, votar, criar, revisar leis, fiscalizar contas e atos do governo federal e aprovar o orçamento público.
- Deputados estaduais: atuam nas assembleias legislativas estaduais ou na Câmara Legislativa do Distrito Federal, legislando sobre matérias estaduais e fiscalizando o Poder Executivo local.
2º turno
Se houver necessidade, o eventual 2º turno para a definição das disputas para presidente da República e governadores ocorrerá no dia 25 de outubro. É importante que eleitoras e eleitores estejam com a situação regularizada com a Justiça Eleitoral do Tocantins a fim de garantir o direito ao voto nas Eleições Gerais de 2026.
(Da ascom do TRE)
(Foto: Ilustração)