Terceira idade
Espaço Cultural de Araguaína recebe curso gratuito de dança livre para o público 60+; inscrições estão abertas
Iniciativa do Instituto Isca, em parceria com a Prefeitura, incentiva bem-estar, socialização e acesso à cultura na terceira idade
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de dança livre +60, uma nova modalidade oferecida pela Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA), que amplia o acesso à cultura na cidade.
Serão disponibilizadas 15 vagas exclusivas para pessoas com mais de 60 anos, com aulas realizadas às sextas-feiras, das 13h30 às 15h, em um espaço pensado para o movimento, a expressão e a convivência.
As atividades do Isca contemplam diferentes linguagens artísticas e faixas etárias, promovendo desenvolvimento físico, criatividade e inclusão social. Na dança livre para a terceira idade, o foco está no cuidado integral, estimulando o corpo, a mente e os vínculos sociais, além de contribuir diretamente para a qualidade de vida dos alunos.
Para a presidente do Instituto Isca, Ana Cristina dos Santos Lira, a proposta vai além da prática corporal. “O curso livre de dança para a terceira idade é mais do que uma atividade física: é um convite para a vida. Envelhecer com dignidade também é ter acesso à cultura, ao convívio social e ao cuidado com a saúde emocional. Queremos ver nossos idosos se movimentando, sorrindo e se sentindo pertencentes. A arte transforma, inclusive a forma como envelhecemos”, destaca.
As aulas serão realizadas na sede do Instituto ISCA, dentro do Espaço Cultural, localizado na Av. Tocantins, nº 182 – Setor Rodoviário. Para se matricular é necessário a apresentação de cópias do RG e CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de inscrição no CadÚnico.
Juntos pela Cultura
A ação é resultado da parceria entre o Instituto ISCA e a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, fortalecendo políticas públicas voltadas à democratização do acesso à formação artística.
Por meio da parceria, são disponibilizadas vagas gratuitas para estudantes da rede pública municipal em diversas modalidades artísticas, como Baby Class, Balé, Ginástica Rítmica, Teatro, Canto, Desenho, Violão, Jazz e K-pop, Dança Contemporânea e Dança de Salão.
O secretário de esporte, cultura e lazer destaca a importância de ampliar o acesso à cultura e à qualidade de vida para a população. “Nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida, socialização e bem-estar em todas as fases da vida através da arte,” reforçou.
Com uma trajetória consolidada, o ISCA tem origem no grupo Artpalco, criado em 2001 em Uberlândia (MG), e atua em Araguaína desde 2012, acumulando reconhecimento nacional e prêmios em festivais de teatro.
(Da secom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: George Henrique/Divulgação)