ÁREA SOCIAL
Maior desafio do Projeto Evolução é dar oportunidade para estudantes de escolas púbicas no Tocantins, diz autor
O estudante de engenharia agronômica, pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), no campus de Araguatins, Davi de Sousa Silva, 24 anos, conversou com a equipe de reportagem do Portal Araguaína Urgente e falou sobre a sua paixão pela área social. Ele é o autor do Projeto Evolução que tem como objetivo realizar atividades em escolas púbicas do Tocantins desde 2012.
“Aplicamos atividades como música, teatro, gincanas, debates, palestras e motivação. Todas elas são voltadas para que os estudantes, tanto do ensino médio quanto fundamental, se motivem a estudar, melhorem o rendimento escolar, se motivem a entrar no mercado de trabalho preparados e desejem chegar na universidade com condição de fazer um excelente curso superior”, explicou.
Ele contou que a última atividade desenvolvida dentro do projeto foi sobre a pandemia. “Convidei a minha amiga Emily Rayssa para que escrevesse uma paródia homenageando os profissionais da área da saúde. Ela aceitou, escreveu, ficou linda e foi um sucesso”, contou.
Ele revelou o sentimento que sentiu com o resultado da parodia. “Senti muita emoção. Minha reação foi de gratidão e respeito a ela (Emily) pelo trabalho e coragem com que fez brilhantemente. Além de ter amigos que atuam na área da saúde, tenho dois irmãos que exercem atividades no setor”, enfatizou.
Objetivo da paródia
O objetivo da paródia, segundo o estudante de Agronomia, foi valorizar os profissionais da saúde. “Eles merecem nossos aplausos e respeito. Precisamos ter por eles gratidão pelo que têm feito por nós, sociedade tocantinense e também do Brasil. Precisamos valorizar esses heróis. Eles são pessoas que acordam cedo, que se isolaram para garantir a nossa segurança diante dessa pandemia. Agradecemos primeiro a Deus e depois a esses profissionais que dedicam suas vidas para salvar outras vidas. Eles não medem esforços pelo nosso bem-estar. Eles precisam ser mais valorizados por parte das autoridades competentes”, disse.
Paixão pela área social
Davi contou como o amor pela área social entrou em sua vida. “Tudo começou em 2012. Nessa época eu estudava ensino fundamental, em um colégio estadual em São Bento (TO). Em determinado período, a minha turma participou de uma gincana que tinha que cumprir uma tarefa sobre “Natal Solidário”. Tínhamos que arrecadar uma quantidade muito grande de alimentos em várias cidades do Tocantins. Desse aquele momento começou a minha paixão pela área social”, lembrou.
Em 2015, formado como catequista pela igreja católica, no assentamento chamado PA Vinicius, ele deu início ao projeto Evolução. “Nessa época trabalhava com criança que tinha algum caso de violência na família ou vício. Esse foi o primeiro desafio que me motivou a mudar uma situação, no caso, daquelas crianças. Depois comecei a trabalhar em escolas públicas com doação de livros, realizando gincanas, teatro, trabalhando com música, com debates e levando pessoas para fazer palestras”, disse.
Davi completou. “O meu maior desafio no projeto Evolução é dar oportunidade para os estudantes no Estado do Tocantins. Deles desejarem frequentar uma boa faculdade, entrarem no mercado de trabalho capacitados, além de se tornarem bons cidadãos. Outros propósitos do Projeto Evolução é tirar jovens do caminho das drogas, do vício das bebidas alcoólicas e melhorar a educação no Tocantins através da área social. Estou muito feliz e realizado com as metas que estão sendo cumpridas”, concluiu Davi.
(Da Redação)