Programação especial
Agosto Dourado: Araguaína inicia campanha de incentivo ao aleitamento materno
Ações educativas nas UBS junto a grávidas, puérperas, pais e parceiros promovem a importância do aleitamento tanto para a saúde do bebê, quanto da mãe

A Secretaria de Saúde de Araguaína inicia, a partir da próxima semana, uma programação especial nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade voltada para o incentivo ao aleitamento materno. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado, que celebra durante todo o mês a necessidade da amamentação e visa conscientizar sobre a importância do leite materno como alimento padrão ouro para bebês e para a saúde materna.
“A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Durante todo o mês de agosto, nós celebramos a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. O aleitamento materno é fundamental para a saúde e desenvolvimento do bebê, fornecendo todos os nutrientes necessários para os primeiros meses de vida, fortalecendo o sistema imunológico, protegendo contra diversas doenças e promovendo o vínculo afetivo entre mãe e filho”, explica a coordenadora da Rede Amamenta de Araguaína, Pâmela Araújo.
O tema nacional escolhido para a campanha em 2025 é o “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”. A partir da quarta-feira, 6 de agosto, marcando a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Araguaína irá realizar uma série de palestras educativas nas UBS voltadas a mulheres gestantes, puérperas, pais e parceiros, orientando, durante as consultas pré-natal e pós-parto, sobre técnicas de amamentação e a importância do aleitamento para o bebê.
Capacitação contínua
Para reforçar os cuidados no atendimento voltado à população, a Secretaria de Saúde de Araguaína também está promovendo a capacitação dos profissionais da saúde que atendem nas UBS do município, como médicos, enfermeiros e técnicos, como forma de atualizar sobre as técnicas mais modernas de amamentação, visando aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais para oferecer um suporte adequado às mães durante a amamentação.
Importância da amamentação
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os dois anos de idade. Além disso, a hora de ouro é a primeira hora da mãe com o recém-nascido. Com o intuito de possibilitar o contato da mãe com o bebê imediatamente após o parto, este momento foi idealizado para promover a continuação do vínculo que começou durante a gestação e ajudar o bebê na transição do útero para o ambiente externo.
“A amamentação é uma recomendação do Ministério da Saúde e beneficia não só a saúde do bebê, como também a saúde da mulher, pois reduz as chances de sangramento pós-parto ou da mãe desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração, além de colaborar com a perda mais rápida do peso que foi adquirido durante a gravidez”, orienta Pâmela.
O calendário de ações educativas nas UBS durante as consultas de pré-natal junto a gestantes, puérperas, maridos e parceiros, pode ser conferido abaixo:
6 de agosto (quarta-feira)
UBS Jardim das Flores (Manoel dos Reis) – 8 horas
UBS Parque Bom Viver (Maria dos Reis) – 8 horas
8 de agosto (sexta-feira)
UBS Povoado Ponte (Manoel Alves) – 8 horas
11 de agosto (segunda-feira)
UBS Tereza Hilário (Dr. César Delgado) – 8 horas
UBS Setor José Ferreira (Senador Benedito) – 7h30
12 de agosto (terça-feira)
UBS Maracanã (Dr. Raimundo) – 8 horas
13 de agosto (quarta-feira)
UBS Araguaína Sul – 8 horas
14 de agosto (quinta-feira)
UBS Setor Couto (Albeny Soares) – 8 horas
UBS Nova Araguaína (Pedro Pacífico) – 14 horas
15 de agosto (sexta-feira)
UBS Costa Esmeralda (Dr. Dantas) – 8 horas
UBS Vila Aliança (Dr. Francisco) – 8 horas
UBS Lago Azul – 8 horas
UBS Setor Cimba (Manoel Maria) – 14 horas
18 de agosto (segunda-feira)
UBS Couto Magalhães – 8 horas
19 de agosto (terça-feira)
UBS Palmeiras do Norte – 14 horas
20 de agosto (quarta-feira)
UBS Novo Horizonte (Luciane Porciano) – 8 horas
21 de agosto (quinta-feira)
UBS Bairro de Fátima – 8 horas
UBS Barra da Grota – 8 horas
UBS Bairro JK (Eurico Carneiro) – 8 horas
22 de agosto (sexta-feira)
UBS Vila Azul (Dra. Esmeralda Medrado) – 8 horas
25 de agosto (segunda-feira)
UBS Alto Bonito (José Rezende) – 13h30
26 de agosto (terça-feira)
UBS Setor Dom Orione (José Ronaldo) – 7h30
(Da secom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína)