Connect with us

Estado tem nove

Após governo Lula encerrar programa, Tocantins diz que vai estudar novo formato para escolas cívico-militares

Publicado

on

O governo federal resolveu encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) em todo o país. O Tocantins possui nove escolas nesse formato em oito cidades e segundo a o governo estadual, o funcionamento vai continuar da mesma forma, por enquanto.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc), o Ministério da Educação (MEC) informou sobre o encerramento do programa via ofício na terça-feira, 11. Por isso, a pasta ainda está estudando qual formato será adotado nas unidades.

No Tocantins, as escolas estaduais em modelo cívico-militar estão nas seguintes cidades

– Gurupi – Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva

– Palmas – Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros/ Escola Estadual Vila União

– Paraíso do Tocantins – Escola Estadual José Operário

– Formoso do Araguaia – Colégio Estadual Tiradentes

– Peixe – Escola Estadual Dom Alano

– Tocantinópolis – Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito

– Silvanópolis – Escola Est. Girassol de Tempo Integral João Pires Querido

– Nova Olinda – Escola Estadual Professora Hamedy Cury Queiroz

O modelo de escolas cívico-militares foi criado em 2019 por meio de decreto federal de número 10.004. O programa era desenvolvido pelo Ministério da Educação com apoio do Ministério da Defesa.

Era proposto que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares. Essa segunda tarefa fica a cargo de militares inativos que dão apoio à gestão escolar pedagógica.

Com o encerramento do programa haverá a desmobilização do pessoal das Forças Armadas dos colégios, e a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade.

Entretanto, a Seduc também destacou em nota que irá manter o formato conforme já está sendo realizado, já que todos os servidores são pagos pela gestão estadual e as orientações pedagógicas seguem o direcionamento da pasta.

Por ter parceria com a Marinha, foi solicitado o posicionamento da Prefeitura de Palmas sobre a situação da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré.

Veja nota da Seduc na íntegra

A Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc) informa que recebeu o ofício do Ministério da Educação (MEC) nessa terça-feira, 11, e que está estudando o formato que adotará. Em um primeiro momento, as unidades de ensino seguirão com o seu funcionamento conforme já vinha sendo realizado, visto que todos os servidores do Tocantins são pagos pela gestão estadual, bem como todas as orientações pedagógicas seguiam o direcionamento da Pasta.

(Com informações do G1 Tocantins)

(Foto: Divulgação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente