Connect with us

Na Escócia

Após participação no campeonato mundial de Karatê, atleta araguainense diz que “sonha ser bicampeã brasileira no esporte”

Publicado

on

Com uma segurança invejável, a carateca araguainense Maryana Lira Frederico, 12 anos, afirmou que está orgulhosa em representar Araguaína, o Tocantins e o Brasil no 11º Campeonato Mundial de Karatê, nos dias 13 a 18 de julho, na cidade de Dundee, na Escócia.

“É uma honra integrar a delegação brasileira neste momento. Eu sempre sonhei em chegar no campeonato mundial de karatê e sou a única atleta na minha categoria, ou seja, faixa marrom e preta e idade de 11 e 12 anos. Fico orgulhosa em representar minha cidade, meu Estado e meu País”, enfatizou a atleta.

A carateca, que já amarra a faixa marrom no kimono, acrescentou que para ela o campeonato mundial é um grande desafio. “É um grande desafio, mas eu estou confiante. Me sinto tranquila porque estou me dedicando muito ao campeonato. Foi algo que apareceu na minha vida que agora eu não consigo viver sem. Quero trazer a medalha de ouro e conto com a torcida tocantinense”, revelou a estudante do 7° ano do fundamental no Colégio Intelectus, em Araguaína.

Rotina
Ela contou como é sua rotina nos treinos. “Normalmente, eu treino três vezes por semana, mas, quando vou para o campeonato, passo a treinar 2 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Algumas vezes também no sábado. Agora, para o mundial, a rotina está mais puxada; eu chego a treinar 3 horas por dia. Nos sábados, estou fazendo pilates e também acompanhamento nutricional”, contou.


Sonho
Após sua participação no 11º Campeonato Mundial de Karatê, a atleta revelou o seu sonho. “Depois do mundial, meu sonho é ser bicampeã brasileira em karatê. No ano passado, eu perdi por um ponto, então eu acho que eu consigo recuperar”, contou esperançosa.

Conquistas
Orgulhosa pelas conquistas, a carateca contou o número de medalhas já conquistadas. “Hoje tenho 18 medalhas de ouro. Destas, três são de campeonatos nacionais. Tenho nove medalhas de prata e cinco de bronze”, enumerou.


Família
O pai da carateca, João Roque Frederico, comentou sobre a participação da filha no campeonato. “É um desafio, mas ela é muito apaixonada e focada. Tem uma determinação imensa, tem karatê como sua paixão”, contou lembrando que Maryana um dia disse a ele: “o karatê é tudo na minha vida”. 

João contou o início do amor da filha pelo esporte. “Ela começou aos 6 anos e foi paixão à primeira vista. Nessa trajetória ela veio sempre crescendo, ganhando vários torneios, são 32 medalhas, foi campeã Centro Oeste, várias vezes campeã da copa SESC, em Araguaína, no Pará e Maranhão. Até hoje nunca ficou fora de um pódio. Hoje trabalhamos o mental dela mostrando que, se um dia ela não vencer, faz parte da trajetória da vida”, contou.

Convocação
Para ele, a convocação para o campeonato mundial foi surpresa mesmo com tantos títulos. “Deixou a mim e à mãe dela surpresos e até pouco inseguros, mas o sensei Alex Parotivo, que vem lapidando ela, nos tranquilizou. Sempre acreditei nela e achava que um dia seria possível, mas achava que iria ser mais na frente, não tão cedo. Ainda não o caiu muito a realidade, mas, conhecendo minha filha e estando sempre junto, acredito que ela buscará também o bicampeonato brasileiro, e vai continuar na seleção brasileira, ela é muito segura e sabe bem o que quer. Eu, sua mãe e o irmão somos seus maiores fãs”, enfatizou.

O dia a dia durante o campeonato

Questionado sobre o dia a dia de Maryana durante o evento, João garantiu que será bem corrido. “As competições terão início às 8 horas e terminam por volta das 17 ou 18 horas. Todos nós ficaremos dentro do ginásio, pois as competições vão acontecendo, e as categorias são chamadas à medida do andar da competição. Alimentação, descanso tudo ocorre dentro do ginásio”, disse.


Apoio
João comentou sobre os apoios que a filha recebe. “A Prefeitura de Araguaína acreditou no nosso projeto sabendo da grandeza que significa para o município. Também teve o governo do Estado, através da secretaria de Esportes, que se prontificou e nos atendeu com todo carinho. Tem um empresário que não posso deixar de agradecer que é o senhor Júlio, da Disbrava; ele abraçou nosso projeto com carinho. O Ton, da Ton Luminosos, juntamente com sua esposa e equipe que produziram material maravilhoso para divulgar, e o senhor Alberto, da Acácio Contabilidade, que nos atendeu prontamente”, enumerou ressaltando que a filha é a única representante do Tocantins na competição, se juntando aos outros atletas da seleção brasileira.

Ele também agradeceu: “Eu e minha família somos agradecidos aos tios, primos, avós, amigos, seus padrinhos por acreditar e consequentemente a apoiar. Também quero agradecer às pessoas de Araguaína e outras cidades, até de São Paulo que se mobilizaram para comprar as rifas que estamos fazendo para ajudar no custeio da viagem. Os prêmios da rifa são: primeiro colocado ganhará R$ 500; o segundo, será um conjunto com correntinha prata Italiana, anel e brinco, e a terceiro colocado será um dia de princesa no Salão Juballe”, contou o pai da carateca lembrando que o valor da rifa é R$ 20.


Treinador
O treinador Alex Parotivo, que acompanha a carateca desde o seu início no esporte, também comentou sobre a participação dela no mundial. “Em relação à minha atleta Maryana, ela vem se destacando no cenário nacional com vários títulos; os números de títulos conquistados falam por si. Ela é uma atleta comprometida nos treinamentos e, depois da convocação, mais ainda. Ela está preparada para competir de igual por igual, com qualquer adversária”, afirmou o sensei.

Delegação
A delegação brasileira formada por 15 atletas filiados à CBKI (Confederação Brasileira de Karatê Interestilos) viajará para a cidade de Dundee, na Escócia, no dia 9 de julho. O campeonato mundial contará com a participação de quatro mil competidores divididos em diversas categorias, sendo considerada uma competição de alto nível.

Riffa
O pai da carateca, João Roque Frederico, disponibilizou seu número de contato para quem se sentir tocado em ajudar adquirindo um número da rifa ou ter mais informações. “Podem entrar em contato por meio do número (63) 9 9207-6609. Desde já, meu muito obrigado a todos”, agradeceu.


Pix
63 992076609
João Roque Frederico
Banco Regional de Brasília
Agência 380
Conta Corrente 3917-8
(Da Redação)

(Fotos: arquivo pessoal)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente