Connect with us

Confira nota da prefeitura

Apresentador do programa Araguaína Urgente flagra momento em que equipe da prefeitura corta árvores na Avenida Tibúrcio Dantas

Publicado

on

O apresentador do Programa Araguaína Urgente, exibido no canal 10.1 pela TV Amazônia HD, afiliada Band, em Araguaína, Rodrigo Magalhães, flagrou o momento em que uma equipe da prefeitura da cidade cortava as árvores na Avenida Tibúrcio José Dantas, próximo ao Hotel Executivo.

O corte foi realizado na manhã desta quinta-feira, 7. A ação, inclusive, atingiu a rede elétrica provocando curto, queda de energia na localidade, colocou em risco a vida dos moradores do local e atingiu um veículo que estava estacionado.

“Empresários e moradores da avenida ficaram indignados com o corte de várias árvores que estavam no local há muitos anos e serviam para dar sombra e abrigar vários pássaros”, enfatizou o apresentador.

Um empresário, que preferiu não ser identificado, disse que o corte provocou, além da indignação, muita tristeza. “Meu pai está muito triste com o que viu. As árvores estavam plantadas há mais de 12 anos. A prefeitura, mesmo errada, não avisou nada sobre o serviço que seria feito. Chegaram simplesmente cortando. Somos cidadãos e merecemos saber o que está acontecendo na nossa cidade”, criticou.

De acordo com o empresário, a prefeitura pretende colocar vasos de flores na Avenida Tibúrcio José Dantas. “Queremos saber se foi feita licitação? Quem ganhou? Qual o valor de cada vaso? Esses questionamentos devem ser levados para a Câmara dos Vereadores”, questionou.

Prefeitura
De acordo com nota da prefeitura, “Por se tratar de uma situação de interesse público e social, a árvore foi retirada para que sejam feitas melhorias e modificações no canteiro. Outra motivação foi que a copa da árvore estava prejudicando a iluminação pública da via”

Em outro trecho a nota traz: “a remoção também atende a uma determinação do Decreto Municipal 140/2022, que define que a espécie conhecida como Nim tem um comportamento invasor e não é recomendada para arborização urbana, uma vez que suas raízes destroem os passeios públicos”

Por fim, a nota comunica: “sobre o dano causado à rede elétrica da região, a prefeitura informa que a concessionária de energia foi acionada de imediato para providenciar o reparo. E sobre o dano causado a um veículo estacionado nas proximidades, informamos que o poder público arcará com qualquer reparação que seja necessária”

Leia a íntegra da nota
“A Prefeitura de Araguaína informa que a retirada de uma árvore da espécie conhecida como Nim, no canteiro central da Avenida Tibúrcio José Dantas, no Setor Urbanístico, foi feita pela Secretaria da Infraestrutura de Araguaína e com autorização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína. Por se tratar de uma situação de interesse público e social, a árvore foi retirada para que sejam feitas melhorias e modificações no canteiro.

Outra motivação foi que a copa da árvore estava prejudicando a iluminação pública da via.

A remoção também atende a uma determinação do Decreto Municipal 140/2022, que define que a espécie conhecida como Nim tem um comportamento invasor e não é recomendada para arborização urbana, uma vez que suas raízes destroem os passeios públicos. A espécie também é
considerada tóxica para as abelhas, que são as principais responsáveis pela polinização de diversas outras espécies de árvores.

A prefeitura reforça que toda retirada de árvores é acompanhada de compensações ambientais com o plantio de novas espécies permitidas pela legislação em outras regiões da cidade.

Sobre o dano causado à rede elétrica da região, a prefeitura informa que a concessionária de energia foi acionada de imediato para providenciar o reparo. E sobre o dano causado a um veículo estacionado nas proximidades, informamos que o poder público arcará com qualquer reparação que seja necessária”

Veja os vídeos


(Da Redação)
(Foto: Reprodução)

Continue Reading

Copyright © 2022 - Araguaína Urgente