SAÚDE
Araguaína reforça estoque de vacinas contra o Sarampo e promove Dia D de imunização no próximo 31
População entre 12 meses e 59 anos de idade não vacinada ou com atraso deve iniciar ou completar o esquema vacinal

A Prefeitura de Araguaína anunciou o reforço no estoque de doses da vacina Tríplice Viral, que é utilizada para a imunização contra o Sarampo. O último relatório da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao mês de abril, apontou que quase 80% do público-alvo já havia recebido a primeira dose da vacina em Araguaína.
O objetivo do reforço é garantir o cumprimento de todo o esquema vacinal e manter o número zerado de casos da doença no município.
“A vacinação é a forma mais eficaz de combater o Sarampo, que é uma doença altamente contagiosa, podendo causar complicações graves. A transmissão do vírus da doença ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Portanto, é fundamental a vacinação”, explica a coordenadora de Imunização de Araguaína, Zaynne Rossana da Costa.
Combate nacional
Além do reforço no estoque vacinal, Araguaína será sede do Seminário Macrorregional de Imersão sobre Sarampo, nesta terça-feira, 29, que contará com a participação de 58 municípios da região e da equipe do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, onde serão discutidas estratégias de combate ao avanço da doença no estado. No local, também será ofertada vacinação com Tríplice Viral, Febre Amarela, Hepatite B, Dupla Adulto – dT, COVID, HPV de Intensificação e Influenza de campanha.
Dia D
Na quinta-feira, dia 31 de julho, o município irá realizar o dia D de vacinação contra o sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com orientação à população e atualização da carteira de vacinação. A imunização por meio da vacina é indicada à população entre 12 meses e 59 anos.
Para bebês, a primeira dose da Tríplice Viral deve ser administrada com um ano de idade e a segunda dose com um ano e três meses.
Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade não vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses de Tríplice Viral. “E pessoas de 30 a 59 anos de idade não vacinadas devem receber apenas uma dose do imunizante”, orienta Zaynne Rossana da Costa.
Já os trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem receber ou completar o esquema de duas doses de Tríplice Viral.
Monitoramento constante
O CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) de Araguaína está acompanhando os casos de Sarampo registrados no Tocantins nos últimos meses. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde divulgadas neste dia 28 de julho, 16 pessoas estão no estado.
O CIEVS está trabalhando em conjunto com as equipes de imunização e Vigilância Sanitária para prevenir e conter eventuais casos da doença no município.
(Da secom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)