Obra de reestruturação
Araguaína reinaugura UBS do setor Cimba com estrutura modernizada e mais capacidade de atendimento
Unidade que atende mais de 5,3 mil moradores da região, ganhou novos consultórios, central de exames e recursos de acessibilidade
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, entregou na manhã desta sexta-feira, 26, a obra de reestruturação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Maria Dias de Brito, localizada no Setor Cimba. A unidade foi totalmente reestruturada e ampliada, recebendo novos espaços para atendimento, melhorias na infraestrutura e recursos de acessibilidade que ampliam a capacidade de atendimento à população da região.
A obra foi realizada com recursos de emendas parlamentares do senador Eduardo Gomes e do deputado federal Tiago Dimas, com contrapartida do Tesouro Municipal. A reforma contemplou a construção de dois novos consultórios, uma central de exames e consultas, setor de esterilização e uma nova copa destinada aos servidores, além da revitalização completa da estrutura já existente.
“A UBS Manoel Maria é extremamente importante para essa região e agora passa a oferecer uma estrutura muito mais completa para atender a população. Ampliamos o número de consultórios, criamos novos ambientes para exames e procedimentos, investimos em acessibilidade e proporcionamos melhores condições de trabalho para nossas equipes. Tudo isso se reflete em um atendimento mais ágil, humanizado e resolutivo para os usuários da atenção básica“, comentou a secretária municipal de Saúde, Dênia Rodrigues.
Mais conforto e novos serviços
Com a ampliação, a UBS Manoel Maria passou a contar com oito consultórios médicos, um consultório odontológico com dois pontos de atendimento, sala de atividades coletivas, farmácia, sala de vacina, sala de procedimentos, sala de arquivo, expurgo e setor de esterilização, fortalecendo a oferta de serviços de atenção básica à população.
A unidade também recebeu uma completa revitalização externa, incluindo estacionamento exclusivo para funcionários, fechamento de todo o perímetro com gradil de proteção, melhorias paisagísticas e requalificação das áreas de circulação.
Como parte da modernização, foram implantados recursos de acessibilidade para garantir mais autonomia e segurança aos usuários, com instalação de piso tátil em toda a edificação, mapa tátil de acesso, identificação dos ambientes em braile e adequações de circulação conforme as normas técnicas vigentes.
Investimentos na Saúde
A reestruturação da UBS Manoel Maria integra o conjunto de investimentos da Prefeitura de Araguaína voltados à modernização da rede municipal de saúde. Nos últimos anos, o município também entregou novas unidades e ampliou serviços para fortalecer a atenção primária e oferecer mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.
Referência para mais de 5,3 mil moradores dos setores Cimba, Brasil, Residencial Topázio, Vila Goiás, Vila da Paz, Vila Santa Rita e Vila Santiago, a unidade passa a oferecer uma estrutura mais moderna, acessível e preparada para atender à crescente demanda da região.
“O nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso a um atendimento de saúde cada vez mais qualificado, perto de casa e em um ambiente adequado. Quando investimos na estrutura das unidades básicas, estamos investindo na qualidade do atendimento, oferecendo mais conforto para os pacientes e melhores condições para que os profissionais desempenhem seu trabalho. Quem ganha com isso é a população, que passa a contar com um serviço mais eficiente, humanizado e preparado para atender às suas necessidades”, afirmou Wagner Rodrigues.
(Da secom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína)