Marketing
Atividade escolar muda visão dos empresários da pequena cidade de Ananás no Tocantins

Uma atividade escolar deixa a sala de aula e está mudando a visão dos empresários na pequena cidade de Ananás no Tocantins. Sob a orientação da professora Gentileuza da Conceição Dias, do Centro de Ensino Médio Cabo Aparício Araújo Paz, é estudada a disciplina Trilha de Aprofundamento na Área de Linguagem e suas Tecnologias, a qual trabalha o módulo 5 Marketing: gestão empresarial.
Gentileuza contou para a equipe de reportagem do Portal Araguaína Urgente como a atividade teve início. “Analisando o módulo, percebi que ele tinha muitas coisas que poderiam ajudar tanto nossos alunos como os empresários locais. Nossa cidade é muito pequena, com pouco mais de 10 mil habitantes e muitos deles não trabalham com o marketing, não fazem nenhum tipo de propaganda e muitas vezes até perdem os produtos porque não sabem como anunciar, como fazer uma promoção para vender os produtos mais rápido”, explicou a professora.
A partir desta ideia, então surgiu o Projeto Marketing Impulsionando o Mercado Local. “Eu levei a ideia para a sala de aula, apresentei para os alunos, muitos ficaram apáticos, mas outros se interessaram. Então, começamos a trabalhar e o primeiro passo foi aprender um pouco sobre o modo de investigar o mercado. Trabalhei uma parte teórica com eles de como o marketing pode impulsionar as vendas. Depois fomos para a aula de campo. Os alunos saíram e foram pescar comerciantes que quisessem aceitar o projeto e pudéssemos trabalhar com eles até o final do ano. Andando nos comércios, os alunos conseguiram alguns com o coração disponível para aceitar o projeto. Assim, começamos. Escolhemos microempresários que realmente não fazem uso do marketing de forma nenhuma para trabalhar”, contou.
De acordo com ela, o projeto atende uma frutaria e um pequeno supermercado. “São empresários de pequeno porte e muito simples. Percebe-se que ambos os negócios têm poucas orientações. Além do marketing, também resolvemos trabalhar interdisciplinarmente com a trilha de nutrição onde uma professora bióloga aplica as aulas. Ela está se preparando para fazer uma visita nos dois locais para auxiliar os comerciantes, juntamente com seus alunos. Ela ensina como preservar e manter as frutas e os produtos para que durem mais, como perceber quando estão passando do ponto ou com a validade sendo comprometida. Ela orienta como fazer uma promoção. Assim, estamos trabalhando projeto com ações práticas nos comércios”, contou.
Para a divulgação do projeto e o engajamento dos alunos, a professora contou que foi criado um Instagram e que também trabalham com banners, cartazes e vídeos. “Estamos fazendo também a divulgação em grupos no WhatsApp e status que são as ferramentas digitais mais usadas aqui na região”, disse.








Obstáculos
A professora contou que o projeto também encontra obstáculos. “Nós temos alguns obstáculos e o principal deles ainda é a conectividade. Os alunos não têm Wi-Fi disponível na escola e muitos deles não têm nem em casa. Tem a questão dos celulares; a maioria tem aparelhos antigos. Mesmo com todos os obstáculos, desafios e dificuldades, tem sido muito gratificante trabalhar esse projeto com eles. Vemos o empenho de cada um, eles estão muito interessados e aprendendo bastante sobre marketing. Alguns deles sonham em fazer disso uma profissão para ganhar um dinheirinho por enquanto ou até mesmo estudar na área”, revelou.
“Também, estamos trabalhando a imagem corporal, ou seja, como eles devem se comportar na frente das câmeras e o tipo de linguagem que podemos usar. Muitas vezes os alunos são os garotos propagandas dos comerciantes. É algo que está despertando uma curiosidade muito grande. É muito interessante trabalhar esse projeto com eles. É gratificante vê-los desenvolver assim, enfatizou Gentileuza.
Inclusão social
Extremamente orgulhosa, a professora relatou que o projeto também possibilita a inclusão social. “Temos uma aluna especial e, por incrível que pareça, é alguém que está amando e desenvolvendo muito bem todos os trabalhos”, contou.
Nutrição
A professora Gentileuza contou que a trilha nutricional ficou por conta da professora Mirian Carvalho e seus alunos da 2ª série. “Ela está nos acompanhando no projeto orientando os comerciantes sobre como guardar, conservar e preservar os alimentos e produtos para durarem mais”, contou a professora.
Mirian adiantou a orientação que dá para os comerciantes. “Orientamos os cuidados que devemos ter na hora de comprar hortaliças, verduras, frutas e legumes e produtos em supermercado. Orientamos que é necessário analisar bem e ter um certo cuidado”, ressaltou.
Além do apoio da professora Mirian Carvalho, Gentileuza também enfatizou o apoio do diretor da unidade escolar, João Leite, da coordenadora da área de linguagem, Francilene Leite, e de todos que acataram o projeto.
Assista vídeos sobre o projeto
(Da Redação)
(Fotos: Divulgação)
