Janeiro a maio
Balanço da PM aponta queda de 22% em casos de homicídio e redução de 42% de ocorrências de roubo em Araguaína
A Polícia Militar (PM), por meio do 2° Batalhão, divulgou na manhã desta quarta-feira, 14, o balanço criminal da cidade de Araguaína referente ao período de janeiro a maio do ano de 2023. Os dados, que fazem um comparativo entre o ano de 2023 e 2022, trazem destaque para redução de número de roubos e homicídios na cidade de Araguaína.
Os números mostram uma redução de 42% de ocorrências de roubo e queda de 22% em casos de homicídio na cidade de Araguaína. Por meio de diversas ações, a polícia militar recuperou 48 veículos furtados ou roubados, apreendeu 13 armas e conduziu para a delegacia 432 pessoas.
Os números revelam ainda que o índice de crimes violentos vem caindo a cada ano. Quando se comparam os dados de 2019 e 2023, a redução, nesse período de cinco anos, é de 67% de casos de roubos e de 42% em casos de homicídios.
“A redução ano a ano de crimes violentos em Araguaína, como homicídios e roubos, reflete o amadurecimento de um trabalho integrado das forças de segurança na cidade, que passam a ter mais apoio de uso de tecnologia e da inteligência policial, bem como o constante aperfeiçoamento dos processos de gestão da própria segurança pública. O resultado tem a participação da Guarda Municipal e da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) com sua fiscalização, conta com uma investigação eficaz da Polícia Civil, é fruto também da estabilidade de segurança nos estabelecimentos penais assegurada pela Polícia Penal, bem como das ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros e da presença cada vez mais ostensiva da Polícia Militar, que, neste ano, além das ações que vinha desenvolvendo em Araguaína, fortaleceu mais ainda a segurança nas escolas com projetos como o Cidadão do Futuro, palestras e interação com o cidadão”, afirma o tenente-coronel e comandante do 2º BPM, Valdeonne Dias da Silva.
O comandante do 2º BPM também destacou o investimento que a unidade vem recebendo por parte do estado com aumento do efetivo após a formatura de novos soldados, criação da Patrulha Maria da Penha, o Curso de Força Tática com sua atuação contra o tráfico e crime organizado na área urbana e o Curso de Policiamento Ostensivo Rural, que oportunizou o aumento de policiamento especializado para atender às comunidades rurais, além do constante aprimoramento da tropa, o que tem contribuído para um trabalho policial cada vez mais técnico e preciso.
(Da ascom do 2º BPM de Araguaína)
(Fotos: Divulgação/2º BPM)