Saúde do homem
Câmara de Araguaína realiza palestra do Novembro Azul com orientações do médico Thiago Albuquerque
Vereadores e comunidade presente participaram com perguntas sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde do homem
A Câmara Municipal de Araguaína promoveu na manhã desta terça-feira, 4, uma palestra especial em alusão ao Novembro Azul, voltada à prevenção do câncer de próstata. O tema foi abordado pelo médico Thiago Alburquerque, que falou sobre sintomas, sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce.
Durante a palestra, o vereador Max Fleury destacou a relevância de os homens buscarem atendimento médico com regularidade.
“Às vezes o homem não procura o médico, enquanto aguenta vai deixando pra lá. Mas é importante procurar. Semana passada tive um incômodo renal e, com a ajuda da minha esposa, procurei o médico e vi o quanto é importante. A medicina está tão evoluída, e precisamos aproveitar isso para cuidar da nossa saúde”, afirmou.
O vereador Israel da Terezona também compartilhou sua experiência pessoal. “Aos 45 anos fiz o exame de próstata. Estou sempre cuidando da minha saúde. Vemos o quanto a tecnologia está avançada e podemos melhorar ainda mais nossa qualidade de vida. Agradeço ao Max por trazer este tema e ao Dr. Thiago pelos esclarecimentos”, disse.
O médico explicou os principais sinais de alerta: “É importante ficar atento a sintomas como micção mais frequente à noite (noctúria), dificuldade para iniciar o jato urinário, jato fraco ou interrompido, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e desconforto pélvico discreto. O exame pode ser feito até um pouco antes dos 50 anos, pois o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura”, ressaltou.
Outros temas em pauta
Durante a sessão, foram encaminhados projetos para análise das comissões e aprovadas matérias em primeira e segunda votação.
Entre elas, destaque para o Projeto de Lei nº 074/2025, de autoria do vereador José Renato (Renatin Este Sim), que institui a Semana de Conscientização sobre o Luto Parental no município.
(Da ascom da Câmara de Araguaína)
(Foto: Divulgação)