Connect with us

Operação Sol da Justiça

Cinco pessoas são presas e aeronave apreendida durante operação da PF contra o tráfico de drogas em Arraias

Os presos e todo o material apreendido foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins

Publicado

on

A Polícia Federal (PF), através da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO), deflagrou nesta quinta-feira, 23, a Operação Sol da Justiça, voltada à repressão ao tráfico de drogas na região sudeste do estado.

Durante a ação, foi interceptada uma aeronave que havia acabado de pousar em uma pista clandestina localizada em uma fazenda no município de Arraias.

Após o pouso, os suspeitos descarregaram grande quantidade de cocaína, que foram acondicionados em duas caminhonetes utilizadas para dar apoio logístico ao transporte da droga.

No momento da abordagem, parte do grupo tentou fugir para uma área de mata, mas foi localizada e detida pelas equipes policiais. Ao todo, cinco pessoas foram presas, sendo três homens e duas mulheres.

Além da droga e da aeronave, foram apreendidos galões de combustível de aviação, uma pistola com a numeração suprimida e diversas munições.

Os presos e todo o material apreendido foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins, na cidade de Palmas, para a lavratura do respectivo auto de prisão em flagrante.

A operação contou com o apoio da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE/DICOR/PF), Delegacia de Repressão ao Tráfico de Drogas da Polícia Federal no Tocantins (DRE/DRPJ/SR/PF/TO), Unidade de Inteligência da Polícia Federal em Araguaína (UIP/DPF/AGA/TO), Batalhão de Operações Especiais (BOPE/PM/TO), Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (GRAER/PM/TO), Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar do Tocantins (CPE/PM/TO), Comando de Policiamento Regional (CPR), 4o BPM, 5o BPM, 10o BPM, 11o BPM e 4a CIPM.

A operação representa mais um importante impacto contra o crime organizado na região, reafirmando o compromisso das forças de segurança com o enfrentamento ao tráfico de drogas e a organizações criminosas.

A Operação Sol da Justiça simboliza a atuação firme e coordenada das forças de segurança na prevenção e repressão ao crime organizado. O nome faz referência ao sol, elemento marcante do Tocantins, como símbolo de luz, vigilância e ação. Representa a força da justiça iluminando e desarticulando atividades criminosas ocultas, especialmente o tráfico de drogas e reforça a integração entre os órgãos policiais que compõem a FICCO.

A FICCO – Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – Tocantins é composta pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Estado do Tocantins.

A partir da cooperação entre os órgãos policiais das esferas federal e estadual participantes, a FICCO tem por objetivos a intensificação das ações de investigação, prevenção e repressão a organizações criminosas e à criminalidade especialmente violenta, que constituem graves ameaças à ordem e à segurança públicas nacionais.

(Da ascom da Polícia Federal)

(Foto: Divulgação)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente