Promover aprendizagem
Colégio Cívico-Militar de Araguaína une ensino com acessibilidade em ação com estudantes da educação especial
Projeto utiliza o instrumento japonês Soroban para ensinar matemática de forma inclusiva

O Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado, de Araguaína, realizou nesta quarta-feira, 17, o “De mãos dadas na matemática: Soroban em ação”, um evento com estudantes da Educação Especial e estudantes participantes do projeto “Cálculo, Inclusão e Protagonismo: o Soroban como caminho para melhores resultados no Saeto”.
A iniciativa tem como objetivo promover a aprendizagem da matemática inclusiva por meio do uso do Soroban, instrumento japonês que significa “tábua de contar”, utilizado para auxiliar no cálculo e no desenvolvimento cognitivo dos estudantes da Educação Especial.
A professora e coordenadora do projeto, Daiana Rocha, enfatiza que se alegra em ver os estudantes assumindo o protagonismo e contribuindo para uma aprendizagem mais inclusiva.
“O Soroban tem se mostrado uma ferramenta didática eficaz para o ensino da matemática, de forma acessível e prazerosa. Com ele, os estudantes podem se divertir enquanto aprendem, despertando cada vez mais o interesse pela matéria. Além disso, por ser prático e fácil de aprender, acredito que todo professor da área poderia utilizá-lo como recurso pedagógico, fortalecendo a cooperação e ampliando as possibilidades de ensino”, explicou.
A atividade aconteceu com mediação feita pelos estudantes monitores, o que contribuiu para que os cálculos fossem compreendidos com mais clareza, de forma prática e dinâmica. Além de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, responsabilidade e liderança, ao mesmo tempo em que se estimula o respeito às diversidades.
(Da Secom Tocantins)
(Foto: Seduc/Governo do Tocantins)
