Imperdível
Com a melhor genética do Norte do Brasil, XXII Leilão Integração do Nelore será realizado dia 3 de junho em Araguaína
Os pecuaristas tocantinenses já se preparam para a compra na considerada melhor genética Nelore da região Norte do Brasil. O XXII Leilão Integração do Nelore será realizado dia 3 de junho no Parque de Exposições Dair José Lourenço, em Araguaína.
Para esta edição foram disponibilizados 80 touros Nelore PO, seis fêmeas PO prenhes e 250 bezerros Nelore TOP.
O pecuarista e proprietário da Fazenda Vale Bonito, Teotônio Peixoto, revelou qual o número de participantes para a edição de 2023. “Somos seis criadores que irão dispor de seus animais de melhor qualidade. Cada um quer levar o melhor deles para o leilão”, disse.
Teotônio enfatizou que os touros que irão participar dessa edição são considerados os melhores animais do norte do Tocantins. “Nós consideramos o leilão uma verdadeira vitrine. Os touros que participarão do evento são vistos como os melhores animais do norte do Tocantins. Não conseguimos mostrar nossos animais em outro ambiente. Quando uma edição é realizada é o momento de reunir uma quantidade significativa de produtores”, explicou o pecuarista.
Ele enumerou as fazendas dos melhores criadores da raça Nelore do norte do Tocantins que irão oferecer seus animais para a venda nessa edição. Vale Bonito (Teotônio Peixoto), Santa Apolônia (Edvaldo Araújo), Zaions (Luiz Zaions), Vale do Boi (Vale do Boi Agropastoril), Tatajuba (Jaime Klein) e Rancho Rochael (Rodrigo Guerra).
Expectativa
Questionado quanto à expectativa para essa edição, Teotônio afirmou que é grande. “Ficamos sem realizar o leilão nos anos de 2020 e 2021 e o pessoal já estava esperando esse encontro de novo. Em 2022, fizemos e foi um sucesso. Para este ano a expectativa é muito grande, porque os touros que foram selecionados são de altíssima qualidade. Já existe bastante comentário sobre a qualidade dos animais. Estamos com a esperança de que será um sucesso novamente nosso leilão. Este ano o leilão estará espetacular”, disse.
O pecuarista adiantou que a Fazenda Vale Bonito, de sua propriedade, irá participar do XXII Leilão com 12 touros e uma novilha PO.
Referência
Ele avaliou o fato do evento ter se tornado uma referência no Norte do Brasil. “Esse leilão realmente se tornou uma referência no Norte do Brasil. Hoje não tem nenhum leilão nessa região que tenha a qualidade dos animais que nós temos neste leilão. Existe leilão com maior número de animais, mas não com a genética que nós trabalhamos”, garantiu.
Assista ao vídeo com touros da Vale Bonito que irão para o leilão
(Da Redação)
(Foto: Ilustração)