POR UNANIMIDADE
“Dia histórico para a Educação”, comemora Marcus Marcelo após aprovação do novo PCCR na Assembleia
Projeto de lei foi votado por unanimidade na Casa de Leis e representa uma conquista histórica para os professores tocantinenses que aguardavam há mais de uma década pela atualização e valorização
O professor e deputado estadual Marcus Marcelo (PL) comemorou mais um avanço no novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação do Tocantins, que foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 4.
Com a aprovação em plenário, a próxima etapa é a sanção do governador em exercício, Laurez Moreira. O novo PCCR beneficiará mais de 14 mil profissionais da educação em todo o Estado, sendo 8 mil servidores ativos e 6,5 mil aposentados.
O documento, com 111 páginas, representa a maior atualização da carreira docente em mais de uma década e revoga a Lei nº 2.859, de 30 de abril de 2014. “Dia histórico para a Educação do Tocantins. Essa é uma conquista que nasce do diálogo, da escuta e do compromisso com os educadores tocantinenses. Como professor, sei o quanto essa valorização faz diferença. O novo PCCR corrige injustiças salariais, reconhece o mérito e garante uma carreira mais justa e motivadora. É uma vitória da categoria e do Tocantins”, destacou Marcus Marcelo.
Entre as principais conquistas, o plano amplia a progressão horizontal, que passa de 4% para 7%, com ciclos de dois a três anos, e unifica as tabelas de evolução profissional, organizadas em 11 referências por nível de titulação.
Atuação que faz a diferença
Desde março de 2023, Marcus Marcelo atua de forma decisiva na construção do novo plano. Em 2024, foi nomeado membro da comissão responsável pela elaboração do PCCR e, em 2025, acompanhou todas as escutas públicas realizadas com a categoria, além de participar ativamente da consolidação do texto final.
Seu engajamento garantiu que a proposta tramitasse com celeridade, sendo aprovada em poucas horas por quatro comissões permanentes antes de chegar ao plenário. “Em dezembro de 2023, tive uma reunião com o então governador Wanderlei Barbosa e o secretário da Educação, Fábio Vaz, quando foi determinado que o plano fosse elaborado. E agora contamos com a sensibilidade do governador Laurez Moreira e de sua equipe técnica para ser enviado à Casa”, destacou Marcus Marcelo.
O presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, elogiou a liderança e o empenho do deputado e reconheceu a importância de dar celeridade nesta votação. “Essa Casa teve a oportunidade de reparar o plano de carreira que há 10 anos não fizeram. E retribuir aos professores um pouco da dedicação que eles sempre tiveram conosco”, ressaltou Cayres.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), José Roque, também destacou o papel de Marcus Marcelo. “O Sintet reconhece a dedicação do deputado Marcus Marcelo, que desde o início se colocou ao lado dos professores e buscou garantir que o novo PCCR atendesse às reivindicações da classe. Essa é uma conquista coletiva e muito esperada”, afirmou.
(Da assessoria do deputado)
(Foto: Thatiane Cunha/Ascom)
