Dias 19 e 20
Em Araguaína, Posto Toca da Onça realiza a 30ª gincana do caminhoneiro; classificado participará da semifinal na BA

A Gincana do Caminhoneiro, maior ação itinerante das estradas brasileiras, que valoriza o profissional rodoviário de cargas e oferece a ele a chance de mudar de vida, vai chegando ao final da sua terceira fase, compreendidas entre a 37ª à 54ª etapa, com passagem pelo o Tocantins.
Nestas segunda-feira, 19, e terça-feira, 20, das 8 horas às 18 horas, o Posto Toca da Onça, em Araguaína, reunirá centenas de bons de braço que irão levantar a poeira no comando de um Iveco Tector da organização, na pista traçada especialmente para a prova, quando mais um caminhoneiro terá a chance de classificar-se para a terceira semifinal, que acontecerá em Feira de Santana (BA), no dia 25 de setembro.
Para participar da GDC é necessário apresentar CNH C, D e E, sendo gratuita a passagem pelo circuito de saúde e a realização de sua volta na pista. Porém, para ter seu tempo validado e disputar oficialmente o grande prêmio do evento, o caminhoneiro precisa apresentar, no momento da inscrição, um cupom fiscal com o consumo de R$ 1.000,00 em diesel ou ter adquirido um balde de óleo Lubrax Top Turbo / Top Turbo Pro, Avante ou Extremo HD nos postos da Rede Siga Bem. O cupom tem validade de até sete dias antes da etapa
Percurso
A condição é igual para todos os participantes, que farão a volta no caminhão oficial da GDC. A meta é fazer o percurso no menor tempo possível, ziguezagueando entre cones com o objetivo de registrar o menor tempo e sem derrubar nenhum obstáculo. Enquanto mostram habilidade na pista, os competidores têm suas performances avaliadas por fotocélulas instaladas em pontos estratégicos da pista. Aquele que obtiver a melhor performance em Araguaína está classificado para a terceira semifinal, na qual terá a chance de conquistar uma vaga para a grande final, que contemplará o vencedor com um caminhão Iveco Tector zero km.
Saúde em foco
Além de ser recebido em postos da Rede Siga Bem, que são a casa do caminhoneiro fora de casa, o participante da GDC também terá a oportunidade de cuidar de sua saúde. Para isso, com o apoio da Secretaria de Saúde da cidade, estão previstos os seguintes atendimentos em Araguaína:
- teste de glicemia, aferição da pressão arterial;
- testes rápidos de HIV;
- Sífilis, Hepatite B e C;
- orientações sobre DSTs;
- vacina contra Covid-19
Além de um ambulância no local para eventuais emergências identificadas durante os atendimentos. A presença de um fisioterapeuta e um promotor de esportes, que darão informações sobre postura e a importância da prática de atividades físicas. Além disso, os participantes da GDC – que conta com patrocínio da Iveco e dos Postos Petrobras da rede Siga Bem, poderão calcular o seu IMC (Índice de Massa Corpórea) e ter acesso a um painel com dicas de alimentação e exercícios que podem tornar a vida na estrada mais saudável.
(Da ascom GDC)
