Connect with us

SES rebate

Fonte denuncia descaso do HRA ao montar escala de plantões: “Deixou de fora todas as atividades noturnas”, afirma

Publicado

on

Uma fonte do Portal Araguaína Urgente, que preferiu não ser identificada, denunciou nesta sexta-feira, 2, o descaso do Hospital Regional de Araguaína (HRA) junto à população.

De acordo com a fonte, a direção geral do hospital, assim como a direção técnica, montou uma escala de plantões com as especialidades ofertadas no hospital de referência de Araguaína, mas deixou descoberta as atividades noturnas.

A fonte perguntou: “se a população venha necessitar de algum atendimento noturno, não terá plantonista no hospital? Isso vai de encontro às normas técnicas e código de ética médica, por deixar a população desprotegida e desassistida”.

Segundo a fonte, a situação ficou mais crítica porque, a partir deste mês, o HRA não irá disponibilizar a especialidade de urologista após às 19 horas. “Esta demanda da urologia já se estende desde fevereiro de 2023, inclusive com processos dentro do próprio CRM. Sabemos que a categoria médica entrou com novos processos junto ao Conselho, Promotoria de Justiça, Sindicato de Médicos e tantas outras entidades interessadas no tema e estão aguardando posicionamento”, contou a fonte.

E afirmou: “O perigo de ter um hospital geral do porte do HRA sem plantonistas de urologia para a população é imensurável, culminando com perdas de vidas e complicações de doença. Chega a ser criminoso”, enfatizou.

Ainda conforme a fonte, as especialidades que não necessitam estar de corpo presente no hospital por 24 horas, devem ter uma escala de sobreaviso, caso sejam acionados. “É o caso da urologia. O que o diretor técnico fez foi retirar todos os urologistas da noite. A urgência e emergência precisam de alguém que responda pelo menos em sobreaviso 24 horas aguardando, caso seja acionado. É preciso de carga pré-determinada, predestinada para o plantão de sobreaviso. Nem tudo se resolve através das outras especialidades e vai haver muitos momentos, como já ocorreram, que será necessário que o urologista seja acionado”, enfatizou.

O que diz a SES
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde rebateu a denúncia e afirmou: “todos os atendimentos no pronto-socorro do HRA seguem de modo ininterrupto 24 horas, que algumas especialidades são exigidas presenciais e a urologia está entre as que não precisam de médicos 24h”.

Em outro trecho da nota, a Secretaria ressalta “a SES-TO pontua que tem trabalhado para que toda a população dos mais de 60 municípios referenciados ao HRA siga assistidos de forma regular, sem prejuízos aos seus quadros clínicos”

Leia a íntegra da nota da SES
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que todos os atendimentos no pronto-socorro do Hospital Regional de Araguaína (HRA) seguem de modo ininterrupto, 24 horas.

A Pasta destaca que, com base na resolução CFM 1451/1995 e a Portaria 479/1999 que trata do credenciamento do pronto-socorro pelo Ministério da Saúde (MS), algumas especialidades são exigidas presenciais, atendendo o dimensionamento, conforme demandas do dia e a urologia está entre as que não precisa de médicos 24h.

A SES-TO pontua que tem trabalhado para que toda a população dos mais de 60 municípios referenciados ao HRA siga assistidos de forma regular, sem prejuízos aos seus quadros clínicos.

Palmas, 01 de fevereiro de 2024
Secretaria de Estado da Saúde”
(Da Redação)
(Foto: Divulgação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente