Connect with us

forjou a cena do crime

Foragido da Justiça condenado a 16 anos de prisão por matar ex-mulher estrangulada no PI é preso em Palmas

O crime aconteceu em 2016, em Redenção do Gurguéia, no interior do Estado do Piauí. Rodinei Duarte era ex-companheiro da vítima com quem tem um filho

Publicado

on

Dando continuidade às ações de combate à criminalidade e à evasão carcerária, policiais civis lotados na 5ª DP de Palmas, coordenados pelo delegado Gilberto Augusto, após compartilhamento de informações com a Polícia Civil Judiciária do Estado do Piauí, identificaram que um homem com mandado de prisão em aberto estaria escondido em Palmas.

Com isso, deram início às diligências e, na manhã desta segunda-feira, 7, lograram êxito em localizar o criminoso, identificado como Rodinei Duarte da Silva, de 47 anos.

Ao ser conduzido para a Unidade Penal Regional de Palmas, Rodinei falou com exclusividade ao repórter Alessandro Ferreira. Questionado se sabia da existência do mandado de prisão, Rodinei afirmou que tinha ciência e que pretendia se apresentar à Justiça.

Ao ser indagado sobre a autoria do crime, o homem alegou ser inocente e disse que pretende provar sua versão. No entanto, afirmou que aproveitará o tempo em que permanecer preso para trabalhar e estudar dentro do Sistema Penitenciário. 

Em entrevista à Agência Tocantins, o delegado-chefe da 5ª DP, Gilberto Oliveira, explicou que a prisão do indivíduo foi realizada no setor Bela Vista, região sul da Capital, em cumprimento a um mandado de prisão oriundo da Vara Criminal da Comarca de Bom Jesus (PI), após compartilhamento de informações com a Polícia Civil do estado vizinho.

O crime

O crime ocorreu na manhã do dia 7 de julho de 2016, quando Ivanete de Carvalho Costa foi encontrada morta em sua própria casa, com uma corda enrolada em seu pescoço e presa à cabeceira da cama, na cidade de Redenção do Gurguéia. No entanto, exames periciais revelaram que, na verdade, Ivanete não havia se enforcado, mas sim sido vítima de estrangulamento.

As investigações apontaram que o ex-companheiro, inconformado com o fim do relacionamento, teria sido o autor do crime. Para tentar fazer parecer que a mulher havia se suicidado, Rodinei Duarte da Silva forjou a cena do crime, simulando um enforcamento, quando, na realidade, Ivanete foi estrangulada até a morte.

Dessa forma, o homem foi julgado em março de 2025 e condenado a uma pena de 16 anos e seis meses de prisão por homicídio qualificado, com a qualificadora de feminicídio. No entanto, ele já havia fugido para o Tocantins.

Após compartilhamento de informações, na manhã desta segunda-feira, os policiais civis conseguiram localizar o foragido e efetuar sua prisão. Ele foi conduzido até a sede da 5ª DP e, após a realização das providências legais cabíveis, foi encaminhado à Unidade Penal de Palmas, onde ficará à disposição do Poder Judiciário do Piauí.

O delegado Gilberto destacou que a localização e captura do indivíduo são de extrema importância, uma vez que ele foi julgado e condenado por um crime gravíssimo.

“As equipes de investigadores da 5ª DP estão sempre atentas e vigilantes no sentido de desvendar todo e qualquer tipo de crime e também localizar foragidos da Justiça que estejam em liberdade em nossa capital. Como foi o caso desse homem hoje, que agora, preso, deverá iniciar o cumprimento da pena a que foi condenado”, frisou o delegado.

(Com informações da Agência Tocantins) (Foto: Allessandro Ferreira – Agência Tocantins)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente