SEGURANÇA
Governo do Tocantins entrega destacamento da Polícia Militar em Piraquê no norte do Estado
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou, nesta terça-feira, 8, o Destacamento da Polícia Militar da cidade de Piraquê, na região norte do Estado. A unidade é ligada à 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), do município de Xambioá.
A entrega da unidade marca uma parceria importante entre a gestão estadual e a prefeitura de Piraquê, que cedeu o prédio.
Wanderlei Barbosa destacou quão imprescindíveis são as parcerias, ressaltando o compromisso em prol da população de Piraquê, sobretudo na segurança. “Nosso governo é de compromisso. Estamos aqui empenhados em fazer uma gestão justa, municipalista e com uniões que favoreçam a nossa gente. A cidade de Piraquê é importante e nós queremos que os moradores daqui tenham segurança, nada mais justo do que uma unidade da Polícia Militar neste município”, frisou.
O prefeito de Piraquê, Silvino Oliveira de Sousa, celebrou o destacamento no município, agradecendo ao Governo do Tocantins pelo cuidado e pela atenção com os moradores da cidade. “Temos aqui um governador comprometido. No início do ano, a equipe de governo veio aqui e o governador Wanderlei Barbosa chega hoje em nossa cidade, não para cumprir promessa, mas sim reafirmar o compromisso conosco. Hoje, nossa cidade tem um destacamento da Polícia Militar e seremos eternamente gratos por isso”, comemorou o gestor.
O destacamento da Polícia Militar de Piraquê conta com recepção, sala de apoio, alojamento, copa e banheiros. Agora, a corporação vai se dividir, permitindo que a unidade funcione o tempo todo.
Para o comandante da 2ª CIPM, major José Luís Cantanhede, o destacamento da PMTO representa um avanço histórico para a cidade de Piraquê. “É imensurável o valor da inauguração desse destacamento em Piraquê. Há alguns anos, a cidade estava com policiamento desativado e agora, com a presença da Polícia Militar, gera uma sensação de segurança pública”, ressaltou o major.
O mesmo entusiasmo é compartilhado pelo 2° sargento, Josivaldo Aquino, que vai comandar o destacamento na cidade. “É uma conquista da comunidade e, com a parceria da PM, vamos atuar de forma eficiente”, garantiu.
Além da entrega da nova estrutura do destacamento da PMTO, o Governo do Tocantins entregou ainda equipamentos como coletes; uma escopeta calibre 12; uma carabina 556 e munições; três rádios comunicadores HT; uma pistola Beretta APX calibre 9mm; uma pistola Glock G22 calibre 40 e munições, além de três pistolas Taurus TS9C calibre 9mm.
Destacamento PMTO
No âmbito militar, o conceito de destacamento é empregado para se referir a fração de uma força específica, que é isolada de sua unidade principal com o propósito de executar uma missão em determinada região. Geralmente, conta com contingente específico e sua estrutura é ajustada conforme a demanda da situação.
O município de Piraquê tem uma população estimada de 2.282 habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022. Possui área de 1.178,69 km², fazendo limite com os municípios de Araguaína, Araguanã, Carmolândia, Wanderlândia e Xambioá, sendo essa última a sede da Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pela relocação do efetivo disponibilizado para Piraquê.
(Da secom Tocantins)
(Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins)