Connect with us

PROJETO BOMBEIROS MIRINS

Governo do Tocantins inicia instruções para mais de 360 crianças em nova fase do Projeto Bombeiro Mirim

As turmas serão formadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e estão inscritas em seis Unidades Operacionais de Palmas e interior do estado

Publicado

on

Em sua nova fase, o Projeto Educacional Bombeiro Mirim teve na noite desta terça-feira, 20, a aula inaugural para 364 adolescentes com idade entre 11 e 13 anos de idade. A ação é ofertada pelo Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, que realizou de forma simultânea, em seis Unidades Operacionais, o primeiro encontro com a presença também dos pais.

A partir desta quarta-feira, 21, as turmas vão receber cerca de 200 horas de instruções com variados temas, a maioria relacionados às atividades que integram o dia a dia da corporação.

Em Palmas, o evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral, numa oportunidade em que o público pôde ter contato com parte dos instrutores e ainda receber informações adicionais relacionadas ao Projeto. Uma das atribuições da aula inaugural era adiantar temas relacionados a uniformes, regras durante as aulas, objetivos do Projeto e também os conteúdos, que muitas vezes serão teóricos, porém, em boa parte, serão executados em campo.

“É gratificante para nós ver a confiança que a comunidade tem no Corpo de Bombeiros, depositar, deixar essa responsabilidade dos seus filhos para com a gente”, destacou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO. “Tenho certeza que vai ser um período bom de informação, os adolescentes vão gostar muito e vão se familiarizar com os bombeiros militares”, completou o coronel.

Os primeiros passos para a implantação do PROEBOM ocorreram em 2015. Contudo, em 2017, é que houve a instalação da primeira turma, em Gurupi, sede do 3º Batalhão de Bombeiros Militar. Por cinco anos, a cidade que está no sul do estado, foi a única a ofertar o Projeto. E em 2022, a Capital e também Araguaína, a sede do 2º Batalhão de Bombeiros, iniciaram as turmas do Bombeiro Mirim com o mesmo sucesso.

Durante as 200 horas, as turmas vão aprender na prática como fazer o salvamento em altura, o salvamento aquático, primeiros socorros, noções sobre carreiras militares, jurídicas, legislação de trânsito, e muitas outras. 

“A gente quer que eles aprendam, que conheçam o próximo, que ajudem as pessoas. E nisso entra a questão da vocação, com o despertamento para ser bombeiro militar, um engenheiro civil, um jurista, odontólogo, médicos. E outro caminho de se viver é com a disciplina, com respeito aos pais, com respeito ao próximo, e isso é muito importante para nós”, enfatizou o comandante-geral.

A professora de português, Gisele Bento, acompanhou o filho Pietro, de 12 anos, na aula inaugural. A inscrição dele – ela conta – foi em comum acordo, porém, chamou a atenção dela a parte das atividades extraclasse, que podem tirá-lo de algumas rotinas e gerar mais aprendizado. “Pelo fato dele ter o horário da tarde livre e ficar muito com o celular e computador, eu quis que ele ocupasse de uma forma mais ativa, criativa, produtiva, e com atividade física. Acredito que a atividade física incentiva nos estudos, no desenvolvimento”, afirmou a mãe.

Na casa da pedagoga Sônia Rodrigues a decisão da inscrição do filho também foi conjunta, mas com o garoto interessado nos novos aprendizados. “Ele está extremamente empolgado e isso é legal, porque, de certa forma, ele vai aproveitar tudo muito melhor”, diz Sônia. “Está partindo dele essa vontade de querer aprender, porque ele é muito curioso”, revelou a mãe.

As aulas, de fato, estão começando nesta quarta-feira. Os primeiros momentos são de apresentação das instruções, das estruturas dos quartéis, onde ocorrem as aulas teóricas, entre outros.

A segunda fase do Projeto em 2024, será em Palmas, a sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com 70 alunos; em Porto Nacional, sede da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, com 70; Araguaína, sede do 2º BBM, com 56; Araguatins, sede da 5ª CIBM, com 47; Gurupi, sede do 3º BBM, com 51; e Dianópolis, sede da 6ª CIBM, com 70.

(Da ascom do Corpo de Bombeiros)

(Foto: Wevverson César Costa/Governo do Tocantins)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente