Connect with us

Comunicação

Governo do Tocantins renova contrato com rádios comunitárias para democratizar a informação nos municípios

Parceria da Unitins com a Farcom/TO envolve 59 emissoras e fortalece comunicação institucional em todo o Estado

Publicado

on

O Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), renovou, nessa terça-feira, 15, o contrato de parceria com a Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Estado do Tocantins (Farcom/TO), que conta com 59 emissoras outorgadas e em pleno funcionamento.

A ação foi conduzida pela Secretaria de Comunicação (Secom) e visa garantir a ampliação da divulgação de informações relevantes à população, alcançando todos os municípios do estado.

O acordo da renovação ocorreu na sede da Secom e contou com a presença do secretário da pasta, Márcio Rocha; do reitor da Unitins, Augusto Rezende; e do presidente da Farcom/TO, Geraldo Freitas, além do secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, e do secretário da Administração, Paulo César Benfica.

O secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, destacou que o acordo reafirma o compromisso do Governo do Tocantins com a democratização da informação, valorizando o papel estratégico das rádios comunitárias na comunicação pública. “Essa renovação vai permitir ao Governo do Tocantins continuar contando com a grande rede de rádios comunitárias espalhadas pelo estado para levar a comunicação institucional e todas as obras que têm sido feitas. São pautas positivas que o governador Wanderlei Barbosa tem implementado e que precisam chegar ao conhecimento do cidadão”, afirmou.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, falou sobre o papel da universidade no processo. “Neste momento, ampliamos e renovamos, mais uma vez, não só a informação educativa da universidade, dos nossos cursos e projetos, mas também a divulgação das ações do Governo do Tocantins. É uma ação integrada entre a Secretaria de Comunicação, a Unitins e a Farcom, e tenho certeza de que trará muitos frutos”, frisou.

Representando as rádios comunitárias, o presidente da Farcom/TO, Geraldo Freitas, agradeceu pela continuidade do projeto e reforçou a disposição das emissoras em contribuir com o trabalho do Governo do Tocantins. “Agradeço por acreditarem mais uma vez no projeto do Sistema de Rádio Comunitário. Hoje, somos 59 rádios integradas a essa rede, levando uma comunicação positiva que representa o trabalho do governo. Todas estão presentes nos municípios, cumprindo um papel fundamental. Obrigado ao secretário Márcio Rocha, ao reitor Augusto Rezende, por esse apoio. Vamos continuar com esse trabalho importante para levar informação de qualidade a todo o estado”, destacou.

Farcom/TO

Espalhadas por todo o Estado, e atingindo praticamente toda a sua população, atualmente a Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Estado do Tocantins (Farcom/TO) possui 59 emissoras outorgadas e em funcionamento. É uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída para fins de promover o desenvolvimento e o fortalecimento das entidades mantenedoras de radiodifusão comunitária formalmente em atividade e a ela ligada.

Encerrando o encontro, o secretário Márcio Rocha enfatizou o protagonismo das emissoras e dos profissionais que atuam nas rádios comunitárias. “Sem esquecer, claro, de todas aquelas pessoas que, mesmo nas regiões mais distantes do Tocantins, nos ajudam a levar a comunicação da Unitins e do Governo do Estado. Agradeço a todos que fazem parte da Farcom e desse projeto. O governador Wanderlei Barbosa tem um olhar especial para cada um de vocês. E no que depender dessa gestão, continuaremos trabalhando em parceria com diversos órgãos para fomentar a atividade radiofônica, fortalecer a cultura e ampliar a divulgação das ações do Governo”, finalizou.

(Da secom Tocantins)

(Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente