Connect with us

Veja funcionamento dos Hemocentros

Governo do Tocantins sanciona lei que amplia conscientização para a doação de sangue

Lei sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa determina que mensagens de incentivo sejam incluídas nas faturas de água, luz, telefone e internet

Publicado

on

Um lembrete importante deve começar a aparecer nas faturas que chegam todo mês nas casas dos tocantinenses: a doação de sangue. É o que determina a Lei nº 4.732, publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE-TO), nº 6.844, da sexta-feira, 27.

A legislação sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa estabelece que empresas prestadoras de serviços, como concessionárias de água, energia elétrica, internet e telefonia, passem a incluir em suas contas uma mensagem simples, mas com grande potencial de impacto: “Doe Sangue”, acompanhada do site e telefone da Hemorrede Tocantins.

A proposta da lei é usar um meio cotidiano e de amplo alcance para lembrar a população de que doar sangue é um gesto acessível e que pode salvar vidas. Em vez de campanhas pontuais, a presença constante da mensagem nas faturas ajuda a manter o tema em evidência e, pode aumentar o número de doações.

A medida é vista como positiva para quem lida com o trabalho de abastecer todos os hospitais públicos e privados do Estado. “Estamos sempre com necessidade de doações , dada a alta demanda existente no Estado inteiro o que faz com que nossos níveis de estoque variem frequentemente entre o adequado e o crítico. Então esta mobilização, ajudará a lembrar as pessoas sobre a doação”, afirmou a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.

“É um recurso que não se compra, não se fabrica. Depende exclusivamente da solidariedade de quem pode doar e uma bolsa pode salvar até quatro vidas”, acrescentou a superintendente.

Requisitos para doação

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (com consentimento dos responsáveis para menores de 18), pesar no mínimo 50kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem realizado doações antes dos 60 anos.

É importante que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, não esteja em jejum, não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não tenha feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de seis meses. Grávidas e lactantes também estão temporariamente impedidas de doar. A aptidão à doação é avaliada individualmente durante a triagem no hemocentro.

Funcionamento dos Hemocentros

Os interessados podem comparecer em uma das unidades da Hemorrede Tocantins, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Em caso de dúvida ou para mais informações, a população pode entrar em contato pelos números (63) 3027-4705, 3027-4706, 3027-5222, 3027-5241 e 0800-000-4626.  Os horários e as datas normais de funcionamento das Unidades de Coleta de Sangue e Hemocentros do Tocantins são:

Hemocentro Coordenador de Palmas: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30;

Unidade de Coleta de Palmas – Anexo Hospital Geral de Palmas: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30;

Hemocentro Regional de Araguaína – de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30;

Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30;

Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30;

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30.

(Da ascom da SES TO)

(Foto: Divulgação Saúde)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente