OPORTUNIDADE
Governo realiza aulão do Programa #TOnoEnem em todas as Superintendências Regionais de Educação neste sábado
Aulões beneficiam os 18 mil estudantes da rede estadual que estão cursando a 3ª série do ensino médio
Mais um aulão do Programa #TOnoEnem ocorre neste sábado, 26. O Programa é uma ação do Governo do Tocantins, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visando dar uma atenção especial aos 18 mil estudantes da rede estadual que estão cursando a 3ª série do ensino médio. Em Pedro Afonso, a superintendência Regional de Educação criou até um cartão fidelidade para os alunos.
Lá, as aulas específicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrem no Colégio Professor Antônio Belarmino Filho e contam com aproximadamente 150 alunos oriundos de diversas escolas, entre elas, as instituições de ensino indígenas. No próximo sábado, os aulões terão início às 7h30 e serão ministrados os conteúdos de Física e História, com os professores Armando Gonçalves Braga e Ricardo Nei de Araújo.
Os aulões
Os aulões especiais estão sendo realizados em todas as Superintendências Regionais de Educação (SRE). E, além disso, o Centro de Mídias Educacionais do Tocantins está transmitindo aulas on-line e ao vivo no YouTube, pelo link.
As equipes de Assessoria de Currículos das Superintendências Regionais de Educação promovem o acesso dos estudantes que residem na zona rural e nas aldeias para que possam participar dos aulões, facilitando a participação de todos os estudantes no Programa #TOnoEnem. Como é o caso da SRE de Pedro Afonso, que promove a participação de indígenas das Escolas estaduais Barra, Capekwyj, 19 de Abril, Porteira, Mangabeira e Lagoinha.
A educadora Núbia Miranda Pereira Bezerra, pedagoga do Currículo da SRE de Pedro Afonso, acompanha os alunos nessa jornada. “Estamos percebendo que os nossos estudantes estão motivados e gostaram muito de receber o material de estudo fornecido pela Seduc. E todos eles estão cientes da importância do Enem para prosseguirem nos estudos e terem sucesso na vida”, explicou.
Entre os objetivos dos aulões estão os de revisar e reforçar os conteúdos que são mais exigidos nas provas do exame nacional, desenvolver métodos eficazes de estudo e memorização e também praticar a produção de textos.
Os aulões ajudam os estudantes a se familiarizarem com as provas do Enem, a terem uma noção do tempo para responder às questões, e os educadores ajudam os estudantes a administrarem a ansiedade e o estresse pré-prova. E, ainda, os professores ajudam os alunos sobre a logística da prova, informam sobre os locais e documentos necessários. “Esses aulões visam preparar os alunos de forma integral, aumentando suas chances de sucesso no Enem e vestibulares”, comentou a professora Núbia.
Cartão fidelidade
A SRE de Pedro Afonso criou o sistema de Cartão Fidelidade para os aulões, como forma de motivar ainda mais os estudantes. “Nesse formato, cada aluno recebe um cartão, que é carimbado e assinado a cada vez que ele participa de um aulão. Ao final do ciclo de aulas, aqueles que completarem todos os requisitos estarão aptos para participarem de um sorteio de brindes”, contou a professora.
Núbia explicou que o cartão fidelidade ajuda a manter uma frequência regular, com os jovens motivados a ganharem os prêmios. Como recompensa pelo esforço, os estudantes podem receber brindes como kits de materiais escolares e cursos.
A estudante Stefanne Campos, 18 anos, da Escola Estadual Santa Maria, falou sobre a importância dos aulões. “Essas aulas estão me proporcionando conhecimento, sabedoria e muito aprendizado. Desta forma, poderemos fazer as avaliações externas com mais segurança”, contou.
(Da secom do Tocantins)
(Foto: Seduc/Governo do Tocantins)