“Orgulho para todos nós”
Grupo Artpalco de Araguaína conquista mais 17 troféus durante festival de teatro em Minas Gerais
Artistas competiram com mais de 25 grupos de todo o Brasil no 16° Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno e foram os únicos do Norte do país a serem premiados
O Grupo Artpalco, de Araguaína, conquistou mais 17 troféus durante o 16° Festival Nacional de Teatro Nepopó, evento realizado na cidade de São João Nepomuceno (MG), no início de junho. A companhia de teatro competiu com mais de 25 grupos de todo o Brasil e foram os únicos do Norte do país a receber premiações. Foram 10 prêmios na categoria Drama e as outras sete no segmento de Comédia.
Segundo o ator e empresário George Henrique, nos últimos dois anos, o Artpalco participou de outros seis festivais e trouxe mais de 50 prêmios para Araguaína. Para ele, apoio que o grupo recebe do poder público municipal é essencial para conseguirem oferecer espetáculos de alta qualidade e excelência.
“Graças a esse suporte, conseguimos representar Araguaína da melhor maneira possível em todo o Brasil, levando nossa arte e nossa cidade para além das fronteiras. Estamos imensamente gratos por essa parceria que nos impulsionou a alcançar novos patamares de sucesso e reconhecimento”, disse George Henrique.
Convite especial
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu alguns integrantes do ArtPalco no novo Espaço Cultural, parabenizou os artistas pela conquista, agradeceu por levarem o nome da cidade para todos os cantos do país e ainda convidou os atores para conhecerem, em primeira mão, a nova estrutura do Espaço Cultural, que será reinaugurado ainda neste mês de junho.
“É um orgulho para todos nós, porque eles se tornaram a única companhia de teatro do Norte do Brasil a alcançar tal feito este ano. Isso mostra que a cultura em Araguaína está se expandindo e crescendo cada vez mais”, disse Wagner.
Para o servidor público e ator, Luiz Navarro, o sucesso no Festival Nepopó reforça a posição do Artpalco no teatro brasileiro, incentivando mais ainda a preparação para novas apresentações e festivais.
“Mostramos que o Norte tem uma cultura forte e que somos capazes de competir com os grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo”, pontuou Navarro.
Peças premiadas
O grupo araguainense apresentou o espetáculo “Um minuto para dizer que te amo”, que retrata a relação de profunda entrega de um filho que cuida do seu pai com Alzheimer. Por meio das memórias antigas, o pai consegue revisitar e reviver histórias por meio do universo lúdico criado pelo o seu filho.
A peça é encenada pelos atores Luiz Navarro e Fell Silva, os músicos Zé Caetano e Nice Albano e o iluminador cênico João Albano. Com o Festival Nepopó, esta foi a sétima vez que “Um minuto para dizer que te amo” se apresentou nas competições nacionais de teatro, recebendo premiações também nos festivais de teatro das cidades de Conselheiro Lafaiete (MG), Ubá (BA), Guaçui (ES), Ibiúna (SP), Guaranésia (MG) e Governador Valadares (MG).
No evento também foi apresentada a peça “Divas Insanas”, em que o ator Wagner Bárbara apresenta um solo onde ele interpreta várias mulheres com perfis diferentes e que, de maneira cômica, narram passagens “insanas” de suas vidas.
A apresentação contou também com o produtor e operador de som Anderson Oliveira e Luiz Navarro na operação de luz. Ambas as apresentações conquistaram quase todas as categorias disputadas.
Espaço Cultural
No novo espaço, artistas e público terão acesso a diversos espetáculos e a estrutura proporcionará mais oportunidades para oficinas, apresentações musicais, teatro, exposições de arte e outras manifestações culturais.
“Os espaços que precisávamos estão praticamente prontos e eles serão utilizados para trabalhar, acolher a população, incluir e dar oportunidades culturais a todos. Em breve, nossos artistas terão o novo Espaço Cultural propício para praticar teatro, dança, música, entre outras atividades, além de aulas e cursos futuros que também serão oferecidos ali para todos que apreciam a cultura”, ressaltou o prefeito Wagner.
A estrutura recebeu nova cobertura, dois galpões para depósito de materiais, anexo com sala de aula, cozinha e administrativo e nova rede de drenagem pluvial. Haverá, ainda, uma área verde externa, uma praça, abertura de uma rua lateral ligando as avenidas Tocantins e Santos Dumont, ampliação do palco, melhorias na iluminação e acústica, criação de um estacionamento interno e reconstrução dos banheiros de acordo com as normas de acessibilidade.
(Da ascom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: Divulgação)