POLICIAL
Homem é preso pela Polícia Militar suspeito de tentar estuprar adolescente em Taquaruçu, em Palmas
A jovem conseguiu se desvencilhar do agressor, correu para casa e comunicou o ocorrido à família, que acionou imediatamente a Polícia Militar
Um homem de 36 anos foi preso no início da noite desta segunda-feira, 5, pela Polícia Militar, suspeito de tentar estuprar uma adolescente de 16 anos no distrito de Taquaruçu, em Palmas. O indivíduo foi identificado como Ramilson Pereira dos Santos e localizado após a vítima relatar o ocorrido à família, que acionou as autoridades.
De acordo com informações apuradas pela Agência Tocantins, o suspeito teria agarrado a adolescente pelo braço e tentado levá-la para uma área de matagal. A jovem conseguiu se desvencilhar do agressor, correu para casa e comunicou o fato aos familiares, que acionaram imediatamente a Polícia Militar.
Ainda segundo informações obtidas pela reportagem junto à mãe da vítima, esta não teria sido a primeira investida do suspeito. Há mais de um ano, a adolescente vinha sendo perseguida pelo homem, que também é morador de Taquaruçu.
Segundo ela, em ocasiões anteriores, ele teria importunado a menor dentro de ônibus do transporte coletivo, encostando suas partes íntimas nela.
Em entrevista concedida à Agência Tocantins, a adolescente, acompanhada da mãe e de outros familiares, relatou que o crime ocorreu por volta das 17h desta segunda-feira, quando retornava da academia. Ao passar por uma área com matagal, ela foi surpreendida pelo suspeito, que segurou um de seus braços e tentou puxá-la para dentro da vegetação.
Ainda conforme o relato, o homem afirmou que manteria relação sexual com ela e a ameaçou de morte caso o fato fosse denunciado.
Mesmo diante das graves ameaças, a adolescente conseguiu escapar e correr até sua residência, onde relatou o ocorrido aos familiares. A Polícia Militar foi acionada por meio do telefone 190.
Após o acionamento via Sistema Integrado de Operações Policiais (SIOP), uma equipe do 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM) esteve no local, colheu informações com a vítima e sua mãe e localizou o suspeito na residência da mãe dele, também no distrito de Taquaruçu.
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Atendimento à Mulher (CAM), na Casa da Mulher Brasileira, onde foi apresentado à autoridade policial.
Na delegacia, após ser ouvido pela delegada plantonista, Ramilson Pereira dos Santos foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de estupro, previsto no artigo 213, caput, do Código Penal. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado à carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), onde permanece à disposição do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Como denunciar crimes contra a dignidade feminina
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 190, em situações de emergência ou quando o crime estiver em andamento. Também é possível registrar a denúncia por meio do Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita e sigilosa, oferecendo orientação e encaminhamento aos órgãos competentes.
Prevenção
A prevenção à violência contra a mulher envolve ações de conscientização, informação e fortalecimento da rede de apoio. É fundamental que vítimas e testemunhas denunciem qualquer forma de violência ou assédio, mesmo que ocorram sem agressão física. Buscar apoio de familiares, amigos e instituições especializadas, evitar locais isolados quando possível e estar atenta a comportamentos suspeitos também são medidas importantes.
Além disso, políticas públicas, educação e campanhas de conscientização contribuem para a redução dos crimes e para a proteção da dignidade feminina.
(Com informações da Agência Tocantins)
(Foto: Allessandro Ferreira – Agência Tocantins)
