Connect with us

Modelo único

Instituto de Identificação recebe suporte da ATI para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Publicado

on

As equipes gestora e técnica do Instituto de Identificação receberam nesta terça-feira, 14, a visita dos representantes da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI) que se colocaram à disposição para viabilizar a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que será implementada em um modelo único com validade para todo o território nacional a partir do dia 6 de dezembro.

Estiveram presentes, o presidente da ATI, Alírio Felix, o vice-presidente Adams Gregório, e os superintendentes de sistemas e suporte, Marinaldo Oliveira e Hiram Melchiades. O encontro teve como objetivo alinhar as equipes para garantir a eficiência e segurança na entrega do serviço de emissão da CIN até o próximo dia 6 de dezembro.

O presidente da ATI, Alírio Felix, enfatizou a importância dessa colaboração. “Estamos comprometidos em assegurar que a transição para a Nova Carteira de Identidade Nacional ocorra de maneira suave, garantindo a agilidade do novo serviço e a integridade dos dados dos cidadãos.”

“A equipe de TI do Instituto de Identificação desenvolveu as aplicações necessárias para integração com a base de dados da Receita Federal, bem como tem envidado os esforços necessários para o cumprimento do prazo legal. E essa parceria com a ATI é fundamental para garantir a eficácia na implementação da CIN. Estamos unindo esforços para oferecer à população um documento moderno, seguro e alinhado com os padrões internacionais”, destacou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro.

Detalhes sobre a Nova CIN
A iniciativa visa unificar os números de registro existentes nos 27 estados da Federação, impedindo a existência de identidades com numerações distintas. A CIN será emitida em duas versões, física e digital, ambas com o mesmo layout e níveis de segurança. O atual modelo de identidade permanecerá válido até 2032, permitindo uma transição gradual e contínua para a nova versão. A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.

A CIN possui um QR Code para verificação de autenticidade, permitindo que qualquer cidadão confira se a identidade é genuína e se foi perdida ou roubada. Além disso, a inclusão da carteira de estudante pode ser feita por meio da leitura do QR Code presente no novo modelo do documento.
(Da ascom da SSP)
(Foto: Divulgação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente