Connect with us

POLICIAL

Integrante de facção criminosa procurado pela Interpol morre em confronto com a Rotam em Lajeado

O suspeito foi identificado como Bruno Henrique Costa, de 28 anos. Contra ele havia três mandados de prisão preventiva em aberto, além de uma extensa ficha criminal, com registros por homicídio

Publicado

on

Um homem apontado como integrante de facção criminosa e procurado internacionalmente morreu na noite desta terça-feira, 7, após entrar em confronto com policiais das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) da Polícia Militar do Tocantins. A ocorrência foi registrada no município de Lajeado, na região central do Estado.

De acordo com informações apuradas pela Agência Tocantins, a ação ocorreu durante uma operação do Comando de Policiamento Especializado (CPE). O suspeito foi identificado como Bruno Henrique Costa, de 26 anos, conhecido como “Bruno Matador”. Contra ele havia três mandados de prisão preventiva em aberto, além de responder por diversos crimes, entre eles homicídio, porte ilegal de arma de fogo — de uso restrito e permitido —, associação para o tráfico e tráfico de drogas.

Ainda conforme a apuração da reportagem, Bruno era natural do Pará e estava incluído na lista vermelha da Interpol, sendo procurado internacionalmente por suspeita de envolvimento em um feminicídio ocorrido em março deste ano, em Bogotá, capital da Colômbia. Ele é apontado como principal suspeito do assassinato da namorada Geicimara Gomes, de 22 anos. Após o crime, o investigado passou a ser considerado foragido internacional.

Bruno não era desconhecido da Justiça. Em 2021, ele foi condenado a 28 anos de prisão por tentar matar outra ex-namorada, Samara Monteiro, de 20 anos, no município de Santarém (PA). Na ocasião, a vítima foi baleada no pescoço enquanto estava dentro de um carro parado em um semáforo. Apesar da gravidade do ataque, Samara sobreviveu.

A ocorrência que resultou na morte do suspeito teve início após equipes da ROTAM 90 receberem denúncias de disparos de arma de fogo efetuados a partir de uma caminhonete branca, na região norte de Palmas. O veículo teria seguido em direção a Lajeado, o que motivou o deslocamento das equipes policiais pela rodovia TO-020.

No quilômetro 38 da via, os policiais localizaram um veículo com características compatíveis às informações repassadas. Ao tentarem realizar a abordagem, com o uso de sinais sonoros e luminosos, o condutor desobedeceu à ordem de parada e iniciou uma fuga em alta velocidade.

O acompanhamento policial seguiu até uma estrada vicinal que dá acesso à Pedreira de Lajeado. No local, o suspeito desceu do veículo portando uma arma de fogo e passou a efetuar disparos contra os policiais. Diante da agressão, a equipe reagiu para cessar a ameaça.

Após o confronto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados. No entanto, ao chegarem ao local, as equipes constataram que o homem já estava sem sinais vitais.

A área foi isolada para os trabalhos da Perícia Técnico-Científica. Após a realização dos procedimentos periciais, o corpo foi recolhido pelo rabecão da Polícia Civil e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Palmas. No local, os policiais apreenderam uma arma de fogo e cápsulas deflagradas, compatíveis com os calibres utilizados durante o confronto.

O veículo utilizado pelo suspeito foi apreendido e a ocorrência apresentada na Delegacia da Polícia Civil de Miracema do Tocantins, que ficará responsável pela investigação e pelos procedimentos legais.

Em nota, a Polícia Militar do Tocantins confirmou a ocorrência e reforçou seu compromisso com a preservação da ordem pública, a proteção da vida e o cumprimento da legalidade, destacando que todas as circunstâncias do caso serão devidamente apuradas pelos órgãos competentes, conforme os protocolos institucionais.

(Com informações da Agência Tocantins)
(Foto: Reprodução – Agência Tocantins)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente