Agitação e torcida
Junina Encanto do Luar é a grande vencedora dos concursos municipal e interestadual do São João do Cerrado
De acordo com estimativa da Guarda Municipal de Araguaína, aproximadamente 50 mil pessoas prestigiaram os quatro dias de evento no Parque Cimba, além de 14 mil espectadores pela transmissão ao vivo

A 24ª edição do São João do Cerrado chegou ao fim neste domingo, 29, com muita agitação e torcida no Parque Cimba. De acordo com a Guarda Municipal de Araguaína, desde quinta-feira, o evento reuniu um público de aproximadamente 50 mil pessoas ao longo da programação gratuita, com shows musicais, apresentações culturais, barracas de comidas típicas e concursos de quadrilhas.
A última noite teve continuidade nas competições dos concursos Municipal e Interestadual de Quadrilhas Juninas, que encerraram suas apresentações e foram avaliadas por júri técnico, consagrando a junina Encanto do Luar como a grande campeã do ano. Após a disputa, o público presente pôde curtir os shows do cantor Joan Alessandro, da Paloma Vaqueirinha e da atração nacional Banda Líbanos, um dos nomes mais aguardados do festival.
“As juninas encerraram, foram muito boas. Quero aqui agradecer à nossa população e a todos os visitantes que vieram para o Parque Cimba, assim como a toda a Secretaria da Cultura e todos os profissionais que se dedicaram dia e noite para fazermos o maior São João que Araguaína já viu. Noites lotadas, muitas famílias araguainenses participando desse momento agradável a toda nossa cidade”, ressaltou Wagner Rodrigues, prefeito de Araguaína.
Luiz Evandro da Silva foi ao parque prestigiar o último dia de festa com sua esposa e filho, e comentou sobre a relevância de eventos como o São João do Cerrado para a cultura da cidade.
“A organização do parque está muito boa, a ornamentação está muito legal e a divisão entre o espaço onde as pessoas circulam e as barracas de comida ficou bem organizada. É bom para o povo participar dessas ocasiões, para não perder a essência da cidade, que se construiu com essa tradição da festa junina. Esse tempo de lazer é muito importante para a população”, pontuou Evandro.
Pela primeira vez, o São João do Cerrado contou com transmissão ao vivo, permitindo que o público que não pôde comparecer ao Parque Cimba acompanhasse de casa. A live foi exibida no canal da Prefeitura de Araguaína no YouTube e alcançou aproximadamente 14 mil espectadores durante o fim de semana.
Mais cultura e oportunidades para a população
De acordo com a Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, ocasiões como o São João do Cerrado, assim como o aniversário da cidade e outros eventos tradicionais, ajudam a movimentar a economia local, atraindo turistas e consolidando Araguaína como um destino cultural e de lazer.
“Foram quatro dias de festa, de muita animação que movimentaram a economia da nossa cidade. Tivemos centenas de ambulantes no parque e os hotéis estão lotados. Agradecemos a todos os turistas que vieram visitar Araguaína e fizeram com que essa festa não seja apenas uma tradição, mas que mostre que ela fomenta a economia e é lucrativa para todos. Obrigado a todos que fizeram dessa festa o melhor São João do Cerrado da história, e ano que vem tem mais”, destacou Edson Gallo, secretário do Esporte, Cultura e Lazer.
Norma Emanuelle é empreendedora e possui um quiosque ambulante de doces gourmet. Ela se cadastrou para vender seus produtos no São João do Cerrado e foi um dos 160 negócios em funcionamento durante o evento.
“Esses eventos são portais para que o público conheça nossos produtos, então a gente aproveita. Este São João está sendo maravilhoso. A receptividade e o aceite do público estão sendo maravilhosos. A gente vendeu bem, estamos até com poucos produtos no carrinho. Só temos a agradecer por esses eventos que estão sendo realizados no município”, disse Norma.
Quinta e sexta com concursos individuais
O São João do Cerrado teve início na quinta-feira, 26, com a cerimônia de abertura e a realização dos concursos individuais de quadrilhas, em categorias como Casal de Reis, Casal de Noivos, Casal Cangaço, Rainha e Rainha da Diversidade.
Na sexta-feira, 27, as competições individuais foram concluídas. Antes delas, o público pôde conferir as apresentações dos grupos convidados Ritmos Comigo e Catinga de Suvaco e, após, curtir os shows das bandas Forró Balancear e Embalo do Forró. Confira os resultados dos concursos individuais:
Rainha São João do Cerrado
1° Encanto do Luar
2° Malacabados
3° Os Fei de Cun Força
Rainha da Diversidade
1° Os Fei de Cun Força
2° Encanto do Luar
3° Malacabados
Casal de Reis
1° Encanto do Luar
2° Malacabados
3° Os Fei de Cun Força
Casal de Noivos
1° Malacabados
2° Encanto do Luar
3° Os Fei de Cun Força
Casal Cangaço
1° Encanto do Luar
2° Malacabados
3° Os Fei de Cun Força
Sábado com muito forró e torcida
A terceira noite do evento, no sábado, 28, foi agitada pela primeira parte das apresentações dos concursos Municipal e Interestadual de Quadrilhas Juninas. Subiram à pista de dança as juninas Êta Mundo Bom (Araguaína), Viva São João (Estreito – MA), Filhos da Boa Vista (Tocantinópolis) e Babaçuá (Xambioá), em uma noite de muita torcida.
A noite ainda contou com atrações musicais, com os shows de Bonde do Forró, Flaguim Moral, Jordânia Imperadora e Adriano dos Teclados, que garantiram o clima festivo até o fim da programação, com o parque lotado.
Domingo decisivo
A programação da última noite foi iniciada com a continuação dos concursos Municipal e Interestadual de Quadrilhas Juninas, e foi a vez das juninas araguainenses Os Fei de Cun Força, Encanto do Luar e Malacabados se apresentarem. Após a decisão, que consagrou a junina Encanto do Luar como a grande campeã da noite, Joan Alessandro, Paloma Vaqueirinha e a atração nacional Líbanos animaram a pista de dança.
De acordo com Elielson Júnior, rei e coreógrafo da junina campeã, todo o esforço coletivo que vem sendo feito há meses valeu a pena. “Este momento é muito gratificante, porque passamos seis meses trabalhando nisso. Dançar São João é uma arte muito complicada, porque nos envolvemos com todo tipo de arte, tanto a dança quanto as artes cênicas, envolvemos tudo. Dançar quadrilha e fazer arte popular é muito difícil, mas receber esse reconhecimento para nossa quadrilha é maravilhoso. Estou muito feliz e sei que minha quadrilha também está, pois lutamos muito por isso”, comentou.
“Foram muitas noites de sono perdidas, é muito cansaço, muita entrega, precisamos abrir mão de muitas coisas, como esposa, filhos, dos amigos, para se dedicar ao São João, então a emoção é surreal”, complementou Ricardo Santana, diretor da junina Encanto do Luar.
Confira o resultado completo dos concursos Municipal e Interestadual de Quadrilhas Juninas:
Municipal
1° Lugar – Encanto do Luar
2° Lugar – Malacabados
3° Lugar – Os Fei de Cun Força
Melhor Casamento – Malacabados
Melhor Marcador – Encanto do Luar
Interestadual
1° Lugar – Encanto do Luar
2° Lugar – Malacabados
3° Lugar – Viva São João
Melhor Casamento – Malacabados
Melhor Marcador – Encanto do Luar
(Da secom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: Marcos Filho Sandes/Secom)
