ESTÁ NA CPPP
Justiça decreta prisão preventiva de piloto flagrado com quase meia tonelada de cocaína em avião
A justiça determinou a prisão preventiva do piloto Donizete Veríssimo Dias, de 54 anos, que havia sido preso em flagrante após a Polícia Militar encontrar mais de 420 kg de cocaína em avião. O caso aconteceu depois do piloto fazer um pouso de emergência na zona rural de Rio Sono.
Donizete passou por audiência de custódia por videoconferência no final da tarde desta segunda-feira, 8, onde a prisão foi convertida de flagrante para preventiva. O texto foi assinado pelo juiz de direito, William Trigilio da Silva.
Segundo o texto, o suspeito cumpria penas por outros crimes que somadas dão mais de 12 anos, sendo uma delas por tráfico de drogas. A decisão justificou que levando em consideração a reincidência é necessária a prisão preventiva para “garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. (…) Assim, a prisão do autuado faz-se necessária, haja vista que seu status libertatis poderá oferecer risco à paz social”.
Pouso de emergência
As drogas foram encontradas no avião após Donizete fazer um pouso de emergência no último sábado, 6, em uma fazenda de Rio Sono. O avião do tipo monomotor teve parte da sua estrutura metálica comprometida e a parte frontal ficou retorcida. No interior da aeronave foram encontrados mais de 420 kg de cocaína.
O piloto confessou à Polícia Militar ter pego a carga em Corumbá, no Mato Grosso do Sul (MS) e que o destino da droga era propriedade rural de uma cidade do Tocantins. A polícia descobriu que o homem, natural de Ponta Porã (MS), já havia sido preso por tráfico de drogas em outra ocasião.
O suspeito está preso na Casa de Prisão Provisória de Palmas.
(Com informações do G1 Tocantins)
(Foto: Reprodução)