ENTRETENIMENTO
Mãe do padre Josimo, dona Olinda morre aos 82 anos vítima de parada cardíaca

Vítima de uma parada cardíaca, Olinda Tavares Moraes, 82 anos, mãe do padre Josimo Morais Tavares, faleceu nesta sexta-feira, 3, em Marabá (PA).
Por meio de nota, o deputado federal, Célio Moura (PT), lembrou que o pároco foi coordenador da Comissão Pastoral da Terra e foi brutalmente assassinado a mando de fazendeiros da microrregião do Bico do Papagaio, por sua defesa dos trabalhadores rurais.
Josimo foi assassinado a tiros no dia 10 de maio de 1986, aos 33 anos, quando chegava ao prédio da Mitra Diocesana de Imperatriz (MA). Ele era o único filho de dona Olinda.
Segundo o site Memorial da Democracia, o padre foi assassinado pelas costas pelo pistoleiro Geraldo Rodrigues, em Imperatriz (MA). Pelo crime, Geraldo recebeu 50 mil cruzados de Osmar Teodoro da Silva, proprietário de terras e vereador pelo PMDB.
Informações em relação ao velório e o sepultamento da dona Olinda Tavares Moraes não foram divulgadas pela família
Leia a íntegra da nota:
“Muito consternado, comunico o falecimento de Dona Olinda Tavares Moraes (82 anos), vítima de uma parada cardíaca, em Marabá, Pará.
Nossa Dona Olinda deixa muita saudade. Era querida e admirada por todos que a conheciam. Carregava a dor de perder o seu amado filho, o Padre Josimo, sacerdote católico, coordenador da Comissão Pastoral da Terra que foi brutalmente assassinado a mando de fazendeiros da microrregião do Bico do Papagaio, por sua defesa dos trabalhadores rurais.
Dona Olinda, sua força, amor e resiliência ficarão para sempre em nossa memória. Descanse em merecida paz!
Dona Olinda Tavares Moraes, presente eternamente! Pe Josimo, presente, hoje e sempre!
Célio Moura
Deputado Federal PT/TO”