ESG nas Empresas
Mais de 60% das empresas no Brasil já colocam ESG no centro da estratégia
É uma das categorias do Prêmio Ser Humano 2025, que reconhece práticas de impacto social, ambiental e ético ligadas à gestão de pessoas

Cada vez mais, empresas de todos os setores estão sendo avaliadas não apenas pelo lucro que geram, mas pelo legado que deixam. A sigla ESG — de Environmental, Social and Governance — deixou de ser tendência para se tornar parte essencial da estratégia de organizações comprometidas com um futuro mais responsável, inclusivo e sustentável. Segundo o estudo “A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras: Avanços e Desafios 2024”, realizado pela Beon ESG e Aberje, 64% das empresas brasileiras já enxergam o ESG como uma prioridade.
Com origem em 2004, em uma iniciativa do Pacto Global da ONU e do Banco Mundial, o conceito de ESG surgiu como forma de avaliar o impacto de práticas sustentáveis sobre o desempenho das empresas, especialmente no mercado financeiro. Hoje, os pilares ambientais, sociais e de governança influenciam diretamente a reputação institucional e o potencial de crescimento a longo prazo.
No Brasil, práticas como redução de resíduos, uso de energia limpa, diversidade no ambiente de trabalho, inclusão social, transparência e combate à corrupção vêm ganhando força no ambiente corporativo. Ao mesmo tempo em que geram valor interno, essas iniciativas fortalecem a atuação ética e o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável.
Para incentivar e reconhecer organizações que estão trilhando esse caminho de forma estruturada, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Tocantins (ABRH-TO) incluiu a categoria ESG no Prêmio Ser Humano 2025. A proposta é destacar projetos que envolvam a área de gestão de pessoas e apresentem resultados concretos e alinhados aos Dez Princípios do Pacto Global.
“O Prêmio Ser Humano é uma forma de valorizar as boas práticas que conectam a gestão de pessoas aos pilares ESG, impulsionando uma cultura empresarial mais ética, responsável e sustentável. Nosso objetivo é estimular que mais organizações tirem essas ideias do papel e se inspirem em quem já está fazendo a diferença”, afirma Cleiton Milagres, diretor do Prêmio Ser Humano ABRH-TO.
Além da ESG, o prêmio contempla outras quatro categorias: Desenvolvimento, Excelência Organizacional, Jovem e Profissional de Destaque em Gestão. As inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto e devem ser realizadas exclusivamente online pelo link: https://www.even3.com.br/premio-ser-humano-2025-abrh-to-595165. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Os vencedores do primeiro lugar também garantem vaga para representar o Tocantins na etapa nacional da premiação, promovida pela ABRH Brasil em 2026.
Como a iniciativa ainda é nova no estado, a ABRH-TO promoverá uma live especial no dia 31 de julho, às 19h30, com o tema “Por dentro do Prêmio Ser Humano”. A transmissão será realizada pelo Instagram da associação (@abrhto) e pelo canal da entidade no YouTube. A conversa contará com a participação de Cleiton Milagres, diretor do Prêmio Ser Humano ABRH-TO, e Rosanne Martins, diretora de Gestão da ABRH Brasil.
(Fonte: Precisa Assessoria)
