Veja horário de funcionamento
Município assume atendimentos oferecidos no CAPS II em Araguaína; confira os serviços oferecidos
Unidade atende mensalmente cerca de 900 pacientes com serviços psicológicos, psiquiátrico, clinico e terapêuticos gratuitos

A Prefeitura de Araguaína firmou parceria com o Governo do Tocantins para assumir os atendimentos oferecidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II. A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com transtornos graves e persistentes, oferecendo aos pacientes acolhimento e suporte no tratamento psiquiátrico.
Atualmente a Prefeitura de Araguaína também é responsável por outras duas unidades: o CAPS Infantil, que é destinado a acolher e cuidar de crianças e adolescentes que sofrem de problemas psíquicos ou dependência química; e o Caps AD III, que é o Centro de Atenção Psicossocial destinado ao atendimento de adultos em tratamento de dependência por álcool ou drogas.
“Os atendimentos são realizados por demanda espontânea, ou seja, o paciente procura voluntariamente o serviço. Quando ele chega no local, é feito o acolhimento, a avaliação pela nossa equipe multiprofissional e a partir daí é iniciado o planejamento individualizado para o tratamento, por meio de um plano terapêutico que tem a participação de toda equipe e a aplicação do melhor atendimento para cada paciente”, explica a secretária da saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
O serviço oferecido pelo Município é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde e gratuito, atendendo além da população de Araguaína, outros 17 municípios do entorno. O CAPS II iniciou o processo de transição da gestão ainda em dezembro do ano passado e atualmente funciona por meio de um termo de cooperação entre o Estado do Tocantins e o Município de Araguaína, onde o Estado é responsável pela gestão do prédio e gestão dos servidores e o Município oferece todos os atendimentos de saúde da unidade.
Serviços oferecidos
O CAPS II atende mensalmente cerca de 900 pacientes, oferecendo atendimentos psicológicos, psiquiátrico, clinico e terapêuticos, com o objetivo de promover reinserção social das pessoas em tratamento, fortalecendo os laços familiares e comunitário.
O Centro de Atenção Psicossocial II está localizado na Rua Gonçalves Dias, nº 40, Setor Manoel Gomes da Cunha, em Araguaína, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O telefone de contato é o (63) 3027-4746.
(Da secom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: Marcos Filho Sandes/secom Araguaína)