NOVO PAPA
Robert Francis Prevost é eleito Papa e se torna o primeiro pontífice americano da história
Cardeal nascido em Chicago adota o nome Leão XIV e assume o papado com foco em diálogo, justiça social e continuidade das reformas de Francisco

Em um momento histórico para a Igreja Católica, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, como o novo Papa. Aos 69 anos, o religioso escolheu o nome Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e o segundo oriundo do continente americano, após Francisco.
A eleição foi anunciada ao mundo pela tradicional fumaça branca que saiu da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília), sinalizando que os cardeais chegaram a um consenso no segundo dia de conclave.
Natural de Chicago, Prevost é membro da Ordem de Santo Agostinho e possui uma longa trajetória como missionário no Peru, onde atuou por mais de 20 anos. Em 2014, foi nomeado bispo de Chiclayo e, em 2023, assumiu o comando do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por nomeações episcopais no mundo todo, sendo elevado a cardeal no mesmo ano.
Ao adotar o nome Leão XIV, o novo Papa presta homenagem a uma linhagem papal marcada por força e tradição — o último Papa com esse nome, Leão XIII, governou a Igreja entre 1878 e 1903. Em sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV declarou: “Que a paz esteja convosco”, emocionando os fiéis presentes na Praça.
O novo pontificado deve refletir os pilares de sua atuação anterior: descentralização da Igreja, diálogo inter-religioso, defesa dos pobres e marginalizados, além de forte ênfase na formação de novos líderes religiosos.
A missa solene de início do pontificado será realizada nos próximos dias, marcando oficialmente o início da missão de Leão XIV como líder espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.
